Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O deputado norte-americano George Santos competiu como drag queen em concursos de beleza brasileiros há 15 anos, disseram dois conhecidos à Reuters na quarta-feira (18).
George Santos também enfrenta apelos de seus colegas republicanos de Nova York para renunciar devido a falsidades sobre sua carreira e história.
Uma artista brasileira de 58 anos, que atende pelo nome de Eula Rochard, disse que fez amizade com o agora deputado em 2005 na primeira parada do orgulho gay em Niterói, no Rio de Janeiro. Três anos depois, Santos competiu em um concurso de beleza drag no Rio, afirmou Rochard. Naquela época, o agora congressista se chamava “Kitara”.
Outra niteróiense que conheceu o deputado, mas pediu para que seu nome não fosse revelado, disse que ele participava de concursos de beleza de drag queen e aspirava ser Miss Gay Rio de Janeiro.
Santos é o primeiro republicano abertamente gay a ganhar uma cadeira no Congresso sem concorrer, mas se posicionou como um conservador ferrenho em muitas questões sociais.
Ele apoiou o projeto de lei “não diga gay” da Flórida, que proíbe a discussão sobre orientação sexual e identidade de gênero em sala de aula.
Os republicanos estão cada vez mais denunciando shows e artistas de drag, alegando que são prejudiciais para as crianças.
Santos, em resposta às críticas recebidas em outubro por seu apoio à lei “não diga gay”, disse ao USA Today : “Sou abertamente gay, nunca tive nenhum problema com minha identidade sexual na última década e posso dizer e tranquilizá-los de que sempre serei um defensor das pessoas LGBTQ .”
Rochard disse que o deputado era uma drag queen “pobre” em 2005 , com um simples vestido preto, mas em 2008 “voltou para Niterói com muito dinheiro” e um extravagante vestido rosa para provar isso. Santos competiu em um concurso de beleza drag naquele ano, mas perdeu, disse Rochard.
“Ele mudou muito, mas sempre foi um mentiroso. Ele sempre foi um sonhador”, disse Rochard.
O congressista reconheceu ter inventado detalhes sobre sua educação e trabalho anterior enquanto fazia campanha para as eleições legislativas de meio de mandato em 8 de novembro.
Isso foi admitido durante uma entrevista ao The New York Post depois que o The New York Times revelou que o congressista havia mentido em seu currículo e que não havia obtido os diplomas universitários que afirmava ter.
Santos havia afirmado que trabalhou nas consultorias Goldman Sachs e Citigroup e que havia se formado na New York University , algo que não era verdade.
O parlamentar garantiu em entrevista ao Post que “nunca trabalhou diretamente” com nenhuma das empresas e afirmou que será “mais claro sobre isso” no futuro. Ele também confessou que não se formou na New York University, ou em qualquer instituição de ensino superior, apesar de suas afirmações anteriores, segundo informações do The Hill .
Santos também fez alegações sobre a história de sua família que não puderam ser comprovadas, como a de que os pais de sua mãe eram judeus ucranianos que fugiram do Holocausto nazista para o Brasil. No entanto, registros obtidos pelo The New York Times mostraram que os pais de sua mãe nasceram no Brasil e não tinham ascendência ucraniana ou judaica.
“Meus pecados aqui estão embelezando meu currículo. Sinto muito”, disse o legislador republicano ao New York Post , insistindo que a controvérsia não o impedirá de “um bom sucesso legislativo”.
Do Partido Democrata, porém, já pediram a renúncia de Santos, alegando que ele enganou os eleitores.
“O congressista republicano eleito George Santos, que agora admitiu suas mentiras ultrajantes, deveria renunciar. Se não o fizer, o Partido Republicano deve pedir uma votação para derrubá-lo”, disse o congressista democrata Ted Lieu no Twitter.
Outro democrata de Nova York, o congressista Ritchie Torres, instou o Comitê de Ética da Câmara a investigar a arrecadação de fundos para a campanha do republicano.
“George Santos admite que a história de sua vida é uma invenção completa. Sua infeliz confissão não deve nos distrair das preocupações sobre possível criminalidade e corrupção. O Comitê de Ética deve investigar como ele ganhou dinheiro com ele. Onde há fumaça, há fogo”, disse Ritchie.
Santos também admitiu ter mentido ao afirmar que possuía 13 propriedades diferentes, dizendo que agora reside na casa de sua irmã em Huntington, mas que pretende comprar sua própria casa.