Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (DF), Ney Ferraz, foi um dos alvos da “Operação Imprevidentes”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (09).
A operação é da Delegacia de Repressão à Corrupção, que é vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado, em conjunto com o Ministério Público.
A ação de hoje mira um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro no Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF).
Os policiais foram às ruas para cumprir 8 mandados de busca e apreensão no DF, em São Paulo e em Teresina (PI), incluindo a sede do Iprev, as empresas envolvidas e as residências dos investigados.
Ney Ferraz presidiu o Iprev-DF entre março e outubro de 2022. Depois, ele assumiu a Secretaria do Planejamento.
As investigações tiveram início em 2021 após a Polícia Civil ter identificado supostas irregularidades praticadas por gestores do Iprev-DF na gestão de ativos financeiros: desde credenciamento até destinação de recursos, apontando favorecimento a uma empresa de investimentos com sede na cidade de SP.
Os investigadores da Polícia Civil constataram a incompatibilidade entre o padrão de vida e os salários recebidos pelos investigados.
De acordo com a investigação, foi verificado que os suspeitos e familiares deles receberam grandes quantias em espécie e por meio de boletos.