Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Elon Musk usou sua plataforma no Twitter para criticar o filantrópico de esquerda George Soros nesta terça-feira (16), alegando que o financiador do Partido Democrata “odeia a humanidade” e comparando-o ao supervilão dos quadrinhos, Magneto.
Em um “tuíte” que foi visto mais de 20 milhões de vezes, Musk escreveu sem explicação que “Soros me lembra Magneto” – o anti-herói mutante dos quadrinhos da série X-Men. Musk elaborou sua posição sobre Soros quando pressionado nas respostas pelo jornalista Brian Krassenstein, que disse que o empresário húngaro-americano era um frequente saco de pancadas de direita porque algumas pessoas se opõem às suas “boas intenções” porque “discordam de suas afiliações políticas.”
“Você assume que são boas intenções”, respondeu Musk no Twitter na terça-feira. “Eles não são. Ele quer corroer o próprio tecido da civilização. Soros odeia a humanidade.” O CEO da SpaceX e da Tesla não ofereceu mais evidências para fundamentar sua afirmação.
Magneto é um personagem principal da franquia X-Men da Marvel Comics. Arquivilão da série, Magneto foi interpretado pelo ator britânico Ian McKellan em vários longas-metragens, e possui a habilidade de controlar campos magnéticos com a mente. Como Soros, Magneto é um sobrevivente do Holocausto no cânone dos X-Men.
Logo após sua publicação no Twitter na terça-feira, Musk foi acusado por David Kaye, ex-relator especial da ONU sobre liberdade de expressão, de promover tropos anti-semitas frequentemente ligados a Soros. “Twitter sob Musk realmente traz isso: versões da escola primária de liberdade de expressão, traição em face das demandas do governo, anti-semitismo isca de Soros, extremismo da 2ª emenda – e isso é apenas o relato dele.”
A publicação de Musk a Soros ocorreu dias depois de ter sido revelado em registros financeiros à Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA que o grupo de fundos de hedge Soros Fund Management do investidor bilionário havia vendido a totalidade de suas ações na Tesla, fabricante de veículos elétricos de Musk, no final de um trimestre no final de março.
O registro indicava que o grupo de Soros tinha cerca de 132.000 ações da Tesla em seus livros no final de 2022, mas descartou toda a sua participação nos primeiros meses de 2023, depois que as ações subiram 68% de janeiro a março deste ano. No entanto, as ações da Tesla caíram cerca de 11% no mês passado. O fundo de hedge apoiado por Soros também vendeu outras ações de seu portfólio, inclusive da Amazon e da Alphabet.
Em uma entrevista recente, Soros negou o que chamou de alegações “rebuscadas” de que usa suas finanças como meio de se intrometer em assuntos políticos.