Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em pronunciamento na manhã desta sexta-feira (19), o líder russo Vladimir Putin comentou sobre o encontro do G7, formado por EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
Putin acusou esses governos de tentar dividir a Rússia em vários pedaços diferentes. O russo também falou em “mentalidade neocolonialista”.
“Nossos oponentes decidiram que a multietnia da Rússia é seu ponto fraco e estão fazendo de tudo para nos dividir”, disse Putin durante reunião do Conselho de Relações Interétnicas nesta sexta, de acordo com a agência de notícias Tass.
“Vemos a extensão da pressão externa agressiva que está sendo exercida sobre a Rússia e toda a nossa sociedade agora. Praticamente todo o arsenal – econômico, militar, político, informativo – é dirigido contra nós, e uma propaganda antirussa mais poderosa foi implantada (…) Os ataques à nossa história, cultura e valores morais não pararam”, afirmou o russo.
“As pessoas sendo guiadas por essa mentalidade neocolonial – elas são realmente idiotas e ficariam em segundo lugar na competição de idiotas. Por que segundo? Porque são idiotas”, disse o líder da Rússia.
Putin também afirmou que quanto mais sanções o Ocidente aplica à Rússia, maior o nível de coesão dentro da sociedade russa.
Ele destacou o suposto “fator multiétnico” da Rússia como um de seus pontos fortes.
“Nossos adversários que mencionei, as pessoas com uma mentalidade neocolonial não conseguem perceber que essa diversidade é exatamente o que nos torna mais fortes”, disse.