Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Centenas de funcionários da OpenAI pediram a renúncia do conselho da empresa após a saída do CEO Sam Altman, que foi contratado pela Microsoft. Os funcionários acusaram o conselho de lidar mal com a demissão de Altman e não fornecer provas suficientes para as alegações de que o executivo não havia sido sincero com o conselho.
Em uma carta, os mais de 500 funcionários da OpenAI afirmaram que as ações do conselho tornaram óbvio que ele é incapaz de supervisionar a empresa. “Não podemos trabalhar para ou com pessoas que carecem de competência, julgamento e cuidado com nossa missão e funcionários”, disseram.
Os funcionários alertaram ainda que seguiriam Altman e também iriam para a Microsoft, a menos que o conselho renunciasse e reintegrasse o ex-CEO e o ex-presidente Greg Brockman, que também foi destituído pelo conselho.
Entre os assinantes da carta está Mira Murati, nomeada pelo conselho como sucessora interina de Altman, além de Ilya Sutskever, cofundador, cientista-chefe e membro do conselho da OpenAI.
Eis a íntegra da carta:
Ao Conselho de Administração da OpenAI,
A OpenAI é a empresa líder mundial em IA. Nós, funcionários da OpenAI, desenvolvemos os melhores modelos e levamos o campo a novas fronteiras. Nosso trabalho em segurança e governança de IA molda as normas globais. Os produtos que construímos são usados por milhões de pessoas em todo o mundo. Até agora, a empresa para a qual trabalhamos e valorizamos nunca esteve numa posição mais forte.
O processo pelo qual você demitiu Sam Altman e removeu Greg Brockman do conselho prejudicou todo esse trabalho e minou nossa missão e empresa. Sua conduta deixou claro que você não tinha competência para supervisionar a OpenAI.
Quando todos soubemos inesperadamente da sua decisão, a equipe de liderança da OpenAI agiu rapidamente para estabilizar a empresa. Eles ouviram atentamente suas preocupações e tentaram cooperar com você em todos os aspectos. Apesar de muitos pedidos de fatos específicos para suas alegações, nunca forneceu qualquer prova escrita. Eles também perceberam cada vez mais que você não era capaz de cumprir suas obrigações e estava negociando de má-fé.
A equipe de liderança sugeriu que o caminho mais estabilizador a seguir – aquele que melhor serviria à nossa missão, à empresa, às partes interessadas, aos funcionários e ao público – seria você renunciar e criar um conselho qualificado que pudesse levar a empresa a avançar com estabilidade. A liderança trabalhou com você 24 horas por dia para encontrar um resultado mutuamente aceitável. No entanto, dois dias após sua decisão inicial, você substituiu novamente a CEO interina, Mira Murati, contra os melhores interesses da empresa. Você também informou à equipe de liderança que permitir a destruição da empresa “seria consistente com a missão”.
Suas ações tornaram óbvio que você é incapaz de supervisionar a OpenAI. Não podemos trabalhar para ou com pessoas que carecem de competência, julgamento e cuidado com a nossa missão e com os nossos funcionários. Nós, abaixo-assinados, podemos optar por renunciar à OpenAI e ingressar na recém-anunciada subsidiária da Microsoft dirigida por Sam Altman e Greg Brockman. A Microsoft nos garantiu que há vagas para todos os funcionários da OpenAI nesta nova subsidiária, caso decidamos ingressar. Daremos este passo em breve, a menos que todos os atuais membros do conselho renunciem e o conselho nomeie dois novos diretores independentes líderes, como Bret Taylor e Will Hurd, e reintegre Sam Altman e Greg Brockman.
Atenciosamente,
[Assinaturas de mais de 500 funcionários da OpenAI]