Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A guerra russa na Ucrânia completou 21 meses nesta terça-feira (21), e o Escritório de Direitos Humanos da ONU divulgou um novo balanço de vítimas civis: mais de 10 mil pessoas foram mortas desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.
A grande maioria das mortes foi causada por armas explosivas com impacto em uma área ampla, como projéteis, mísseis e munições de fragmentação. Cerca de metade das mortes nos últimos três meses ocorreu muito além das linhas de frente, incluindo ataques a cidades e vilarejos distantes do conflito.
“Dez mil mortes de civis é um marco sombrio para a Ucrânia”, disse Danielle Bell, que lidera a missão de monitoramento da ONU no país. “A guerra da Federação Russa contra a Ucrânia corre o risco de evoluir para um conflito prolongado, com o custo humano severo sendo doloroso de se imaginar.”
A ONU afirma que o número real de mortos pode ser muito maior do que o registrado, já que o trabalho de coleta de dados ainda está em andamento. O número de crianças mortas na guerra já ultrapassa 400.
Moscou nega ter deliberadamente civis como alvo, mas a ONU e outras organizações internacionais documentaram uma série de ataques a civis, incluindo hospitais, escolas e edifícios residenciais.