Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A cidade de São Paulo registra surto de sarampo e a circulação do vírus pelo município, após a confirmação de 32 casos da doença em 2019. A capital paulista não registrava há 4 anos sem registrar esta infecção.
O alerta nas Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município aumentou nas últimas semanas, quando o número de casos subiu de 14 para 32. Deste número, oito casos ocorreram com infecção fora de São Paulo.
Existem ainda outros 147 casos suspeitos que foram notificados, dentre eles um aluno de uma escola infantil no bairro da Pompéia, Zona Oeste da capital. Devido a esta suspeita, a prefeitura decidiu realizar uma vacinação geral de alunos e funcionários do colégio. Por causa de um possível contato com a criança doente, os bebês a partir de 6 meses que frequentam a escola também serão imunizados.
“Embora a vacina seja indicada aos 12 meses e 15 meses (primeira e segunda doses), ela pode ser aplicada a partir dos 6 meses sem nenhum risco. É segura”, explicou Solange Maria de Sabóia e Silva, coordenadora da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) da secretaria municipal.
Para evitar um surto de grandes proporções na cidade, a Prefeitura iniciou na semana passada uma vacinação para jovens de 15 a 29 anos, mas a adesão, após uma semana de campanha, é muito baixa: apenas 0,2% do público esperado compareceu aos postos.