Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério Público Federal (MPF) declarou na tarde desta segunda-feira (29), durante coletiva, que não há indícios de invasão na aldeia Waiãpi, que fica no Oeste do Amapá, após a morte de um indígena e denúncia de conflito com garimpeiros. Mas, a conclusão parcial das investigações feitas pela Polícia Federal (PF) não descarta nenhuma linha de investigação.
“Na madrugada de sábado para domingo, entramos em contato com as autoridades e informamos que era necessário ter bastante cautela. Hoje [segunda-feira, 29] pela manhã, as equipes da PF e Bope retornaram com algumas conclusões preliminares. A circunstâncias ainda serão esclarecidas. Com o que foi colhido, ainda não há uma linha de investigação, são várias linhas”, disse o procurador do MPF, Rodolfo Lopes.
O MPF detalhou que as equipes, formadas por 26 agentes da PF e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Amapá, foram guiadas pelos próprios indígenas, que indicaram onde teria ocorrido as supostas invasões.
“A perícia, de forma bastante minuciosa e detalhista, não encontrou pegadas, restos de fogueiras, objetos, nada que indicasse presença humana no local. Nessa oportunidade, a comunidade colocou duas embarcações à disposição pra analisar essas áreas”, explicou.
Com G1