Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (14), ao ser perguntado sobre críticas de líderes do Brics ao protecionismo nas relações comerciais, que não entra em “guerra comercial” e que o Brasil “faz comércio com o mundo tudo”.
A declaração foi dada na saída do Palácio da Alvorada, antes de seguir para o Palácio Itamaraty, onde receberá os demais chefes de governo do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro de cúpula do bloco ocorre em Brasília.
“Não entro nessa guerra comercial. Brasil faz comércio com o mundo tudo. Queremos o bem do nosso povo através desse tipo de relacionamento”, disse Bolsonaro, que é fã declarado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Temos que enfrentar as dificuldades que estão a comprometer nosso desenvolvimento econômico, propor novos caminhos para nossa indústria”, disse.
O líder chinês Xi Jinping, disse que a China vai “abrir ainda mais o seu mercado”. Já o presidente russo declarou que a economia global “continua complexa” e deve cair em 2019 ao menor nível de crescimento nos últimos dez anos.
“Temos visto crescimento de atitudes protecionistas, de problemas alfandegários, e os países do Brics têm que se esforçar para não se deixar abater por essas coisas. Temos que manter o nível de vida de nossas populações e até aumentá-lo”, argumentou.