Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Democracia em Vertigem”, da cineasta Petra Costa, perdeu a estatueta de melhor documentário para o favorito “Indústria Americana”, primeira produção da Higher Ground, criada por Barack e Michelle Obama no ano passado. O filme, disponível no Netflix, mostra a chegada de uma fábrica chinesa nos Estados Unidos, e os choques entre as culturas de trabalho dos dois países.
Democracia em Vertigem narra os últimos anos do cenário político brasileiro pelo ponto de vista particular da cineasta Petra Costa.
A diretora é neta de um dos sócios da empreiteira Andrade Gutierrez e filha de um casal que fez oposição à ditadura militar brasileira. Partindo de sua ótica, a cineasta narra o desenrolar do cenário político nacional desde a eleição de Lula, em 2002, passando pelas manifestações de 2013, o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018.
O presidente Jair Bolsonaro chegou a ironizar a indicação, afirmando que o documentário deveria ter sido indicado na categoria de melhor filme de ficção.