Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse nesta segunda-feira (3), em entrevista ao Pânico, da Jovem Pan, que o governo vai tomar todas as medidas para fazer com que as pessoas que receberam o Auxílio Emergencial indevidamente devolvam o dinheiro.
“Quem pegou o dinheiro indevidamente, pode esperar que nós vamos pegar”, prometeu. Onyx reconheceu que houve falhas na distribuição do auxílio, mas ressaltou que muita gente já devolveu os recursos.
“Já temos R$ 109 milhões devolvidos, 107 mil pessoas já fizeram a devolução”, comemorou.
Onyx não escondeu que o Auxílio Emergencial, pago para amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19 na população, tem um custo alto para o governo federal.
De acordo com o ministro, a União gasta em média R$ 16 bilhões ao mês com políticas de transferência de renda desde que o auxílio passou a vigorar.
Mesmo assim, o governo Bolsonaro planeja um novo programa para substituir o Bolsa Família, o Renda Brasil: “O Bolsa Família foi perdendo a focalização, virou uma pescaria eleitoral”. Ele ressaltou que o governo já trabalhava em um novo programa desde novembro.
“Queremos que ele seja um programa de promoção e emancipação da família, não queremos trabalhar no futuro com a dependência”, continuou.
O ministro lamentou que a pandemia tenha afetado a economia brasileira. Ele afirmou que o país estaria em crescimento caso a covid-19 não tivesse chegado.
Mesmo assim, Onyx ressaltou que o Brasil enfrentou bem os efeitos econômicos: “Não faltou gás, combustível, eletricidade, não teve saques em supermercados”.
O deputado federal afirmou que o Brasil “vai superar esse episódio” e ainda prometeu que as coisas vão melhorar até o final do ano.
“Nós vamos ter um ótimo Natal para o varejo e para os serviços”, adiantou.