Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acionou a Polícia Federal (PF) para apurar um possível ataque hacker nesta terça-feira (3) ao sistema da Corte.
Técnicos do tribunal identificaram que o sistema foi alvo de um possível ataque e ainda avalia a extensão dos possíveis danos. Segundo relatório da área de tecnologia, a indisponibilidade do sistema foi identificada por volta das 15h e julgamentos foram afetados.
Foi analisada, inicialmente, uma falha no sistema interno de proteção da rede, mas depois os técnicos apontaram que o erro ocorria no acesso ao ambiente onde estão hospedados quase todos os sistemas do STJ.
No início da noite da terça, a equipe técnica informou que reuniu indícios de uma invasão no sistema e que foi detectado um arquivo com características de um suposto vírus, criado minutos antes.
“Submeteu-se então essa informação ao suporte técnico do fabricante que, em nova análise, confirmou tratar-se de um ataque cibernético que comprometeu a integridade dos arquivos do sistema”, diz o relatório obtido pelo G1.
O texto ainda informa que logo após a descoberta foram identificadas novas tentativas de ataque, dessa vez à área de backup dos sistemas.
“Ordenou-se que fossem derrubados os links de acesso à internet do STJ e o bloqueio de todas as contas de usuário que haviam acessado a rede nas últimas 24 horas”, continua o documento.
Agora, os técnicos trabalham para a recuperação do sistema a partir dos backups armazenados em fitas. Por conta da pandemia, as sessões de julgamento do STJ estão sendo realizadas por videoconferência.