Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pelo terceiro dia consecutivo o estado do Amapá segue sem luz em 13 dos 16 municípios do estado. A falta de energia elétrica já atinge os serviços básicos como comércios, telecomunicações e bancos. Os municípios continuam sem previsão para a volta do serviço.
Logo no começo da manhã, todos os estabelecimentos que possuem gerador de energia, como postos de combustível e supermercados, vem recebendo grandes filas, algumas com mais de um quilômetro. Além disso, a população local vem procurando locais que vendem água mineral.
O problema já impacta no funcionamento das redes de telefonia fixo, móvel e de internet. Atualmente os Hospitais funcionam através de geradores.
Na quarta-feira (04) o Ministério de Minas e Energia (MME) elaborou um gabinete de crise para analisar a situação e enviou uma comitiva ao Amapá para avaliar quais medidas devem ser adotadas para o restabelecimento de energia elétrica no estado.
Procurada, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) revelou que “um problema na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional causou a interrupção do fornecimento de energia no estado” e que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está apurando quais seriam as causas da queda de energia.
O ONS afirmou em nota ainda na quarta-feira, que houve um desligamento automático das linhas de transmissão Laranjal/Macapá C1 e C2 e das usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes.
“Foi iniciada a recomposição parcial das cargas da usina hidrelétrica Coaracy Nunes. O ONS está coordenando os agentes envolvidos e acompanhando a situação para que haja o mais rápido restabelecimento possível do fornecimento de energia na região”, afirmou.
A falta de energia não vem sendo o único problema do estado, pois, uma densa chuva aconteceu durante horas no estado e também houve muitos raios. Segundo o Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes) duas pessoas foram atingidas pelas descargas elétricas.