Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta quinta-feira (07), o governo de São Paulo, comandado pelo tucano João Doria, confirmou ao site G1 e ao jornal O Estadão que a CoronaVac registrou 78% de eficácia nos testes clínicos feitos no Brasil.
A vacina contra a Covid-19 é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Ainda de acordo com o governo tucano, a vacina garantiu a proteção total (100%) contra mortes, casos graves e internações nos voluntários vacinados que foram contaminados.
Mais cedo, jornais já haviam vazado que a CoronaVac teria a eficácia de 78%. Os detalhes serão apresentados em coletiva de imprensa às 12h45.
O estudo mede a taxa de eficácia do imunizante comparando quantos casos confirmados ocorreram nos voluntários que receberam placebo e quantos naqueles que tomaram a vacina.
Com o resultado, o Butantan deve enviar ainda nesta quinta à Anvisa o pedido de autorização para o uso emergencial e o registro definitivo da vacina no país. A expectativa é a de que os dados sejam analisados em até dez dias.
No Brasil, a vacina foi testada em 16 centros de pesquisas, em sete estados e no Distrito Federal. Treze mil voluntários brasileiros participaram dos testes, que começaram em julho de 2020.
O estudo da fase 3 reuniu 13 mil profissionais de saúde como voluntários, em oito estados. Eles receberam duas doses da vacina, com 14 dias de intervalo. Apenas 200 foram infectados com o novo coronavírus. Um comitê internacional independente revisou os dados na Áustria.