Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (22) a reativação do hospital de campanha de Heliópolis, que fica no prédio do AME Barradas, na zona sul da capital, que vai operar com 24 leitos de UTI.
Para enfrentar a 2ª onda da Covid, serão também abertos 756 leitos para pacientes mais graves com covid-19 em hospitais estaduais, sendo 450 vagas em enfermaria e 306 em UTI.
“Esse conjunto de medidas vai reforçar o sistema de saúde e garantir o atendimento a todos, enquanto não temos a quantidade de vacinas necessárias para imunizar os brasileiros”, disse Doria em coletiva.
A maior preocupação é o avanço rápido da doença no estado, já que houve aumento de 42% no número de novos casos e de 39% de óbitos no mês de janeiro, em comparação ao mesmo período de dezembro.
A média de ocupação de leitos de UTI passou de 67,5% para 71,1%, com 18,9 vagas exclusivas para casos do novo coronavírus a cada 100 mil habitantes. Por isso, o governo do Estado decidiu também cancelar a realização de cirurgias eletivas.
Sem as medidas mais restritivas e com o atual ritmo de internações em UTI, de acordo com o governo, em 28 dias, o sistema de atendimento hospitalar poderia se esgotar.