Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quarta-feira (19), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a reabertura do inquérito sobre a fala do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre “passar a boiada”, em eventual flexibilização de normas ambientais, gravada em vídeo na reunião ministerial de 21 de abril de 2020.
A notícia-crime havia sido arquivada pelo próprio Moraes em outubro do ano passado. O motivo do desarquivamento e do pedido de conclusão do processo, que corre em sigilo, são as novas informações apuradas pela Polícia Federal sobre o caso, que pediu o desarquivamento.
A decisão ocorre em função da operação Akuanduba, deflagrada hoje pela PF, que cumpriu mandados em endereços de Ricardo Salles.
Em outra decisão, Moraes autorizou quebra de sigilos bancário e fiscal de Salles e a apreensão de celulares e computadores do ministro.
A investigação da operação Akuanduba mira funcionários da administração pública acusados de facilitar a exportação ilegal de madeira e apurar crimes contra a administração pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por servidores e empresários do ramo madeireiro.