Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Dividido entre a esquerda e direita, o Chile vai às urnas neste domingo (19) escolher o próximo presidente do país em um segundo turno disputado entre Gabriel Boric, deputado de 35 anos vindo do movimento estudantil, e José Antonio Kast, advogado e ex-deputado de 55 anos.
De um lado está Gabriel Boric, um ex-líder de protesto estudantil de 35 anos que promete mudança social, contra o conservador Jose Antonio Kast, 55, um advogado que conquistou apoio por uma campanha na linha de lei e ordem.
“Dois modelos para a nação estão cara a cara”, escreveu Kast em uma carta publicada no sábado no jornal local El Mercurio, citando os planos de Boric de “transformação total” e sua própria promessa de “mudança com ordem e estabilidade”.
As assembleias de voto abriram no domingo às 8h00 e encerrarão às 18h00 , com os primeiros resultados esperados na manhã de segunda-feira (20).
Ambos os candidatos vêm de fora da corrente política centrista que governou o Chile em grande parte desde seu retorno à democracia em 1990, após os anos de governo militar do general Augusto Pinochet.
Ambos os candidatos obtiveram menos de 30% dos votos em um primeiro turno fragmentado em novembro e têm lutado muito desde então para conquistar eleitores moderados, às vezes céticos, em um país rico em cobre com cerca de 19 milhões de habitantes.