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Os reguladores franceses multaram o Google e o Facebook em 210 milhões de euros (US $ 237 milhões) em multas pelo uso de “cookies”, dados usados para rastrear usuários online, informaram as autoridades na quinta-feira (6).
O vigilante da privacidade de dados da CNIL disse que suas investigações descobriram que, embora os gigantes online dos Estados Unidos tenham dado aos usuários franceses um único botão para aceitar cookies imediatamente, não havia uma maneira igualmente simples de recusar porque “vários cliques são necessários para recusar todos os cookies”.
Cookies são trechos de código usados para direcionar os usuários da Internet para anúncios digitais e outros fins. Os governos europeus têm regulamentações mais rígidas do que os EUA, que exigem que os sites peçam permissão antes de rastrear a atividade de um usuário. Isso significa que as pessoas enfrentam menus pop-up quando visitam novos sites, mas há uma preocupação crescente de que muitos estão configurados para torná-los confusos ou entediantes se não quiserem dar consentimento.
Os visitantes do Facebook, da página inicial francesa do Google e do YouTube foram estimulados a dizer sim, o que significa que não deram seu consentimento livremente, uma violação das regras francesas de proteção de dados, disse a CNIL.
A agência francesa de proteção de dados aplicou ao Google uma multa de 150 milhões de euros (US $ 170 milhões) e ao Facebook uma multa de 60 milhões de euros (US $ 68 milhões). Ele também ameaçou multas diárias de 100.000 euros se não simplificarem para os usuários na França a recusa de cookies em três meses.
O Facebook, que mudou o nome para Meta, disse que está revendo a decisão e está comprometido em trabalhar com as autoridades.