Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O comitê de segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) alertou nesta sexta-feira (14) para um novo efeito colateral da vacina covid-19 da AstraZeneca – uma inflamação rara da medula espinhal, conhecida como mielite transversa.
O alerta vem após uma revisão de dados desenvolvida pelo comitê de segurança do regulador europeu, que relatou a possível existência de uma relação causal entre as duas vacinas da AstraZeneca e a mielite transversa, inflamação que afeta a medula espinhal em sua totalidade. (transversal), bloqueando a transmissão dos impulsos nervosos que sobem e descem pela medula espinhal.
Diminuição da sensação e paralisia das pernas e/ou braços são alguns dos sintomas, que devem ser adicionados à lista de efeitos colaterais da vacina AstraZeneca, segundo a Reuters.
O comitê de segurança da EMA fez a mesma recomendação para a vacina Janssen da Johnson & Johnson. Apesar dessa descoberta, o perfil risco-benefício descrito para ambas as vacinas permanece inalterado.
A vacina da AstraZeneca já esteve envolvida em vários contratempos desde que começou a ser comercializada, desde atrasos na produção a fiscalizações na sequência de relatos de casos raros de efeitos secundários graves, como coágulos sanguíneos, o que levou a que vários países limitassem ou suspendessem a sua utilização.
Eis aqui a íntegra do documento da Agência Europeia