Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O maior e mais poderoso telescópio do mundo chegou ao seu destino final – um posto de observação ais de um milhão de quilômetros de distância da Terra.
O telescópio espacial James Webb de US$ 10 bilhões da NASA foi lançado no dia de Natal do ano passado da Guiana Francesa em uma busca para contemplar o alvorecer do universo. Devido ao seu tamanho, Webb teve que ser lançado dobrado dentro do Ariane 5, um foguete europeu.
Os espelhos do observatório espacial ainda devem estar meticulosamente alinhados e os detectores infravermelhos suficientemente resfriados antes que as observações científicas possam começar em junho. Mas os controladores de voo em Baltimore ficaram eufóricos depois de obter outro sucesso.
“Estamos a um passo de descobrir os mistérios do universo. E mal posso esperar para ver as primeiras novas visões do universo de Webb neste verão!” o administrador da Nasa , Bill Nelson, disse em um comunicado.
“Uau, que passeio foi esse último mês”, disse Amber Straughn, cientista adjunta do projeto da Nasa.
O telescópio foi descrito como uma “máquina do tempo” pelos cientistas e permitirá aos astrônomos olhar mais para trás no tempo do que nunca, desde quando as primeiras estrelas e galáxias estavam se formando há 13,7 bilhões de anos. Isso é apenas 100 milhões de anos do Big Bang, quando o universo foi criado.
O Webb também vai caçar sinais de vida extraterrestre.