Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Política

Aliado de Doria, presidente da Alesp tem ligações com condenado por desvios na saúde interceptadas pela polícia

A Polícia Civil de São Paulo interceptou ligações telefônicas que mostram o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Carlão Pignatari (PSDB), intermediando a entrega da administração de dois hospitais para organizações sociais do grupo do médico Cleudson Garcia Montali.

A informação é do jornal O Estadão. Montali foi condenado a 200 anos de prisão por liderar uma organização criminosa envolvida no desvio de R$ 500 milhões da Saúde.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nas conversas, o médico, que hoje está preso, presta contas ao deputado de suas ações. Na época, ele já era investigado pela polícia e pelo Ministério Público Estadual.

Cleudson foi alvo da Operação Raio X, que apurou fraudes na gestão de hospitais de 27 cidades em quatro Estados – Pará, São Paulo, Paraíba e Paraná.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A investigação durou dois anos antes de sua primeira fase ser deflagrada, em 2020, quando houve buscas no gabinete do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

No começo do ano, a polícia concluiu nova fase da operação, cumprindo mandados de busca na casa do ex-governador Márcio França – pré-candidato do PSB ao Palácio dos Bandeirantes – e de outros alvos. Pignatari não estava, até agora, entre os políticos investigados na operação. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O deputado participou da CPI das Organizações Sociais da Saúde, que investigou o setor e se encerrou em 17 de setembro de 2018. Era suplente, mas participava das sessões ativamente.

Em agosto de 2018, Cleudson foi convocado e prestou depoimento aos parlamentares sobre investigações envolvendo a OSS Santa Casa de Birigui e sua atuação na contratação de organizações sociais por municípios paulistas. O médico negou irregularidades.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Passados 8 meses do término da comissão, Pignatari foi flagrado fazendo pedidos para o homem apontado como líder do grupo criminoso que atuava no setor.

No dia 22 de maio de 2019, Cleudson telefonou para o deputado e ouviu uma solicitação. “Deixa eu te fazer um pedido, o prefeito de Santa Fé ‘tá’ com um problema sério na Santa Casa dele lá. ‘Cê’ não quer pedir pra alguém ‘dá’ uma olhada lá e vê se põe uma OS tua pra gerenciar aquilo?” O médico, que estava com o telefone interceptado com autorização da Justiça, respondeu: “Claro, claro. Só que eu.. O senhor pode me passar o telefone?”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A conversa durou 1 minuto e 45 segundos e foi incluída no inquérito da Operação Raio X, da Delegacia Seccional de Araçatuba, que tem 6 mil páginas. Ele foi desmembrado em diversas investigações que estão em Sorocaba, Santos, Carapicuíba e São Paulo após a Justiça de Birigui recusar ter competência universal sobre os casos.

Em 27 de maio de 2019, a Polícia Civil flagrou nova conversa sobre o caso, desta vez entre o então prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio (DEM), e Cleudson.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na conversa, os dois tratam o deputado como “nosso amigo”. Era a sequência do diálogo com o deputado. O médico perguntou se podia mandar uma equipe de “umas três, quatro pessoas para fazer um levantamentozinho para nós”.

O prefeito respondeu: “O dia que o senhor quiser!” Cleudson então afirma que as pessoas que forem à cidade vão dizer ao prefeito como tudo deve ser feito. “Eu chamo o provedor e a gente conversa sem problema”, diz o prefeito, que conta ao médico que a cidade tem ainda uma UPA. Eles marcam o encontro na prefeitura.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para investigadores do caso, se tivesse de conceder a administração das unidades de saúde a organizações sociais, a prefeitura deveria fazê-lo por meio de processo público aberto à concorrência de outros interessados sem acerto anterior com as partes.

De acordo com o Ministério Público, o grupo de Cleudson usava notas frias e desviava grande parte dos recursos repassada às organizações sociais por meio de superfaturamento de compras e de serviços não executados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em Birigui, no processo em que Cleudson foi condenado a 104 anos de prisão, a organização criminosa teria usado a irmandade da Santa Casa para administrar o pronto-socorro da cidade, desviando verba do município.

No dia 12 de junho de 2019, a polícia surpreendeu, de acordo com o jornal, nova conversa entre Pignatari e Cleudson. É o presidente da Alesp quem telefona.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Cleudson, é o Carlão Pignatari, tudo bem? Deixa eu te perguntar uma coisa: ‘Cê’ conhece o Hospital de Ferraz de Vasconcelos, o Regional?” Cleudson afirma que não, mas conta que a prefeitura de lá o chamou para uma conversa. Pignatari quer intermediar o contato do médico com um colega de Assembleia, um deputado da região. Ele diz a Cleudson: “Tá bom, então eu vou precisar que antes de você ir na prefeitura, você venha aqui na Assembleia, pra mim (sic) te apresentar o deputado de lá, que ele vai ser o capital seu lá”.

O médico aproveita o diálogo para voltar a tratar do caso de Santa Fé do Sul e afirma que já havia falado com o então prefeito da cidade. Cleudson diz que sua conversa foi “desmarcada” por Maschio. O suposto líder da organização criminosa tenta tranquilizar o deputado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu ‘tô’ à sua disposição, no seu aguardo. O senhor me ligando eu ‘tô’ indo aí no outro dia. Agora, eu ‘tô’ aguardando ele (o prefeito) ligar, né?” E diz ao deputado que tinha todas as mensagens sobre a conversa caso fosse preciso mostrar.

Em 14 de junho, Cleudson ligou e disse a Pignatari: “Só ‘tô’ lhe dando o retorno que tive ontem lá com aquele nosso amigo (o outro deputado estadual, da região de Ferraz de Vasconcelos) na cidade dele, almocei lá, com ele. Ele me ligou agora há pouco. Quer se encontrar comigo. Eu tô atendendo ele, viu!” Carlão respondeu: “Tá ótimo, doutor”. Cleudson continuou a prestar contas. “Aquele outro de Santa Fé, (o prefeito) que o senhor me falou, também me ligou e vai marcar a semana que vem em São Paulo. Ele preferiu conversar comigo em São Paulo, tá?”. A conversa anterior seria na prefeitura da cidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já em 27 de junho, Cleudson ligou para Carlão novamente. Desta vez, o deputado deu uma notícia sobre os negócios do médico.

“Acabou de assinar lá, viu? Publica amanhã tá? Carapicuíba publica amanhã”, afirmou. O médico perguntou: “Tudo tranquilo?” E Pignatari respondeu: “Tranquilo, depois eu explico…. Amanhã sai a publicação no Diário Oficial”. Cleudson agradece: “Muito obrigado, deputado”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o MPE, a organização de Cleudson já dominava o Hospital Geral de Carapicuíba e lutava para assumir o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da cidade.

No dia 25, o grupo do médico recebeu parecer favorável na Secretaria Estadual da Saúde. No dia 26, a secretaria o declarou vencedor. No dia 27 há o diálogo entre o deputado e o médico e, no dia 29, o contrato saiu no Diário Oficial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Promotoria apura se uma das organizações usadas por Cleudson – Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu – foi favorecida nesse contrato. 

Por meio de nota de sua assessoria ao Estadão, Carlão Pignatari (PSDB) afirmou que “as supostas conversas questionadas pela reportagem são datadas de 2019, antes de qualquer denúncia ou suspeita pública contra o médico Cleudson Garcia Montali”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele destacou ainda que, à época das conversas, não era o presidente da Assembleia.

Ele disse que “não é investigado na Operação Raio X e que em nenhum momento foi alvo de diligências determinadas pela Justiça”. “O inquérito principal da operação inclusive já foi encerrado, resultando em mais de 160 novos inquéritos, sendo que o parlamentar não é investigado em nenhum deles. Não possui, portanto, qualquer relação com o caso”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por fim, a assessoria do tucano afirmou ser “importante destacar que o deputado Carlão Pignatari apoia a irrestrita investigação da Operação Raio X e reitera sua correta conduta em sua trajetória parlamentar”.

Ademir Maschio, ex-prefeito de Santa Fé do Sul, mas não conseguiu localizá-lo para tratar de seus contatos com o médico anestesiologista Cleudson Garcia Montali.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A defesa do médico também não foi localizada. Cleudson está preso, cumprindo duas condenações que, somadas, chegam a 200 anos de prisão. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Desemprego

Economia

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,9% no trimestre finalizado em março, conforme revelado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua,...

Moraes Moraes

Últimas Notícias

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ratificou, no decorrer do mês de abril, um total de 48 acordos entre a...

Curiosidades

A jaqueta de Michael Jackson em “Billie Jean”, um item histórico do mundo da música e especialmente para os grandes fãs do artista, será...

Destaques

Na manhã desta segunda-feira (29), durante a Agrishow, evento de agronomia em Ribeirão Preto, o ex-presidente Jair Bolsonaro desfilou em uma caminhonete pelo local,...

Últimas Notícias

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), comentou sobre a ação movida pelo estado no Supremo Tribunal Federal (STF) buscando a revisão...

Últimas Notícias

No domingo (28), um terrível crime chocou a cidade de Camocim. O vereador Cesar Araújo Veras (PDT), de 51 anos, foi brutalmente assassinado poucos...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

O deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), relator do Projeto de Lei (PL) nº 12/2024, que trata da regulamentação do trabalho por aplicativos de transporte, declarou...

mega-sena mega-sena

Brasil

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Últimas Notícias

Durante uma operação de rotina na rodovia Assis Chateaubriand, próximo a Narandiba, uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), pertencente ao 2° Batalhão de...

Últimas Notícias

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (29) após a Polícia Civil apreender em sua casa, no bairro...

Últimas Notícias

Um motorista de 57 anos foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (29) após esmagar uma motocicleta contra um poste na Praça Alfredo...

Brasil

O Rio Grande do Sul está sob alerta vermelho devido a um evento climático severo que deve atingir o estado nas próximas horas. O...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit