Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy , fará um discurso no Congresso virtualmente na manhã de quarta-feira (16), disseram a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, em comunicado.
“Enquanto a guerra continua na Ucrânia, é com grande respeito e admiração pelo povo ucraniano que convidamos todos os membros da Câmara e do Senado para participar de um discurso virtual no Congresso dos Estados Unidos proferido pelo presidente Volodymyr Zelenskyy da Ucrânia na quarta-feira, março. dia 16 às 9h00”, escreveram.
Pelosi e Schumer escreveram que o Congresso “permanece inabalável” em seu “compromisso de apoiar a Ucrânia enquanto enfrenta a agressão cruel e diabólica de Putin”.
Também disseram que estão comprometidos em “aprovar legislação para paralisar e isolar a economia russa, bem como fornecer assistência humanitária, de segurança e econômica à Ucrânia”.
Zelenskyy, no início deste mês, falou em uma videochamada Zoom com mais de 280 membros do Congresso. Durante a ligação, Zelenskyy solicitou mais ajuda letal, aviões e sanções adicionais – especificamente para encerrar as importações de petróleo russo.
Desde essa ligação, o presidente Biden anunciou a proibição de todas as importações de petróleo, gás e energia russos para os Estados Unidos, visando “a principal artéria” da economia russa em meio à guerra do presidente Vladimir Putin contra a Ucrânia.
O Congresso também aprovou um projeto de lei de gastos, que incluiu US$ 13,6 bilhões adicionais em ajuda à Ucrânia.
Zelenskyy, no entanto, tem pedido aos Estados Unidos e aliados ocidentais que implementem uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, enquanto a guerra da Rússia contra o país continua.
O discurso é aberto apenas a membros do Congresso. Para participar, os legisladores que não estiverem totalmente vacinados precisarão usar máscara.
O endereço virtual ocorre depois que cerca de 300 membros da Câmara e do Senado participaram de uma chamada Zoom com Zelensky no início deste mês.
Desde então, o Congresso passou a fornecer US$ 13,6 bilhões em ajuda relacionada à Ucrânia. A Câmara também aprovou uma legislação na semana passada para cortar o petróleo russo e espera-se que aprove a legislação nesta semana, encerrando as relações comerciais normais com Moscou.