Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Destaques

IBGE: Vendas do comércio crescem 0,9% em abril, quarta alta consecutiva

Em abril de 2022 o volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,9% frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, quarto aumento consecutivo para esse indicador. A média móvel trimestral foi de 1,2%.

Na série sem ajuste, frente a abril de 2021, o comércio varejista cresceu 4,5%, terceira alta consecutiva. No ano de 2022, o comércio varejista acumula crescimento de 2,3%, enquanto nos últimos dozes meses o resultado foi de 0,8%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No varejo ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas variou 0,7% em relação a março e a média móvel trimestral foi de 1,1%. Em relação a abril de 2021, o varejo ampliado cresceu 1,5%, terceira alta consecutiva. No ano, o acumulado foi de 1,4% e nos últimos doze meses, de 2,2%.

Quatro das oito atividades do varejo ficaram positivas em abril

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A variação de 0,9% no volume de vendas do comércio varejista, na passagem de março para abril de 2022, na série com ajuste sazonal, teve, em termos setoriais, equilíbrio entre taxas no campo negativo e taxas no campo positivo: Móveis e eletrodomésticos (2,3%), Tecidos, vestuário e calçados (1,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%) tiveram resultados positivos.

Já Combustíveis e lubrificantes (-0,1%), Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (-1,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%) e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-6,7%) tiveram variações no campo negativo. Para o varejo ampliado, tanto a atividade de Veículos, motos, partes e peças (-0,2%) quanto de Material de Construção (-2,0%) tiveram resultados negativos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Comércio varejista cresce 4,5% frente a abril de 2021

Em relação a abril de 2021, o comércio varejista avançou em cinco das oito atividades pesquisadas: Tecidos, vestuário e calçados (33,9%), Combustíveis e lubrificantes (9,7%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,5%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, três atividades registraram queda na comparação interanual: Móveis e eletrodomésticos (-8,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,9%) e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-0,5%). Considerando o comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças registrou queda de 2,1% e Material de construção caiu 10,1%.

A atividade de Tecidos, vestuário e calçados cresceu 33,9% frente a abril de 2021, quarto resultado positivo consecutivo. Com isso, o setor registra a segunda maior contribuição do varejo, com 1,9 p.p. No ano, o setor acumula crescimento de 26,7%. Nos últimos doze meses, ao passar de 23,5% em março para 19,4% em abril, o setor demonstra redução de intensidade de crescimento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O setor de Combustíveis e lubrificantes aumentou 9,7% frente a abril de 2021, contra aumento de 12,3% em março de 2022.  Em relação ao acumulado no ano, ao passar de 1,7% em março para 3,7% em abril, a atividade mostra aumento no ritmo de vendas. No acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 2,5% em março para 1,9% em abril, o setor assinala diminuição de intensidade de crescimento.

A atividade de Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo cresceu 4,0% nas vendas frente a abril de 2021, contra queda de 3,4% no mês anterior. O resultado de abril também representou a maior contribuição para o total do comércio varejista, com
2,0 p.p. No ano o setor acumula 0,4% de crescimento, invertendo sinal de março (-0,9%). No acumulado nos últimos doze meses, ao passar -2,3% em março para -1,8% em abril, o setor mostra redução de intensidade de queda.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O agrupamento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceu pelo sexto mês consecutivo no indicador interanual, atingindo 3,5% nas vendas frente a abril de 2021. No acumulado do ano, no entanto, a entrada de abril de 2022 representou diminuição no ritmo de crescimento: 8.9% até março contra 7,6% até abril.

A atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., cresceu de 1,5% em abril, terceiro aumento consecutivo após seis meses de queda. No ano, o resultado é positivo em 1,0%, mantendo ritmo do mês anterior (0,9% até março). Nos últimos doze meses, há acúmulo de 5,7%, abaixo da comparação até março (9,9%).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O setor de Móveis e eletrodomésticos caiu 8,7% frente a abril de 2021, voltando a apresentar resultado negativo na leitura interanual, já que o mês de março registrou aumento de 7,2% depois de nove meses com valores negativos. Adicionalmente, a atividade foi a única a influenciar negativamente no indicador global, contribuindo com -0,9 p.p. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de -6,3% em março para -6,9% em abril, a atividade mostra aumento no ritmo de perdas.

O grupo de Livros, jornais, revistas e papelaria teve queda de 0,9% frente a abril de 2021. Este é o primeiro mês de resultados positivos para a atividade após três meses consecutivos de crescimento. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de 25,8% em março para 20,4% em abril, a atividade mostra redução de ritmo de crescimento. O mesmo se dá para o acumulado dos últimos doze meses: 9,7% até março e 5,8% até abril.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou taxa de -0,5% frente a abril de 2021, após aumento de 16,5% no mês anterior.  No ano, o setor segue registrando taxas próximas à estabilidade: 0,2% até março contra 0,0% até abril. Por outro lado, no acumulado nos últimos doze meses, ao passar de -0,2% em março para -2,3% em abril, o setor mostrou perda de ritmo de crescimento.

No comércio varejista ampliado, a atividade de Veículos e motos, partes e peças, teve queda de 2,1% frente a abril de 2021, primeira após cinco meses consecutivos de crescimento. O setor também foi responsável pela segunda maior contribuição negativa à taxa global do varejo ampliado (-0,5 p.p). Em relação ao acumulado no ano, ao passar de 3,9% em março para 2,3% em abril, a atividade aponta perda de ritmo, mesma leitura para o indicador acumulado dos últimos doze meses: 15,9% até março para 10,0% até abril.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também compondo o varejo ampliado, a atividade de Material de construção caiu 10,1% frente a abril de 2021, contra aumento de 1,2% no mês anterior. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de -4,8% até março para -6,1% até abril, a atividade mostra aumento no ritmo de perda, mesmo cenário do acumulado nos últimos doze meses, que passa de -1,0% em março para -4,1% em abril.

Varejo tem resultados positivos em 19 Unidades da Federação de março para abril

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na passagem de março para abril de 2022, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista cresceu 0,9%, com resultados no campo positivo em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amazonas (4,4%), Rio Grande do Norte (4,0%) e Alagoas (3,8%). Por outro lado, oito estados tiveram resultados no campo negativo, com destaque para: Pernambuco (-7,7%), Roraima (-4,5%) e Pará (-4,4%).

Para a mesma comparação, o comércio varejista ampliado registrou resultados positivos em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Ceará (6,6%), Amazonas (6,4%) e Rio Grande do Norte (3,4%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 9 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Espírito Santo (-5,3%), Roraima (-2,5%) e Goiás (-2,3%).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Frente a abril de 2021, o comércio varejista registrou avanço de 4,5%, com resultados positivos em 23 das 27 Unidades da Federação e destaque para: Ceará (18,5%), Alagoas (15,1%) e Espírito Santo (14,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-7,6%), Bahia (-4,9%) e Amazonas (-2,0%).

Já no comércio varejista ampliado, entre abril de 2022 e abril de 2021, houve recuo de 1,5%, com resultados positivos em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Alagoas (11,1%), Rio Grande do Norte (9,9%) e Ceará (9,2%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-10,2%), Bahia (-5,8%) e Paraná
(-3,6%).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações de IBGE

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Benny Gantz

Mundo

O número dois do Gabinete de Guerra israelense, Benny Gantz, deu um ultimato ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste sábado, exigindo a aprovação de um...

Lamborghini faria lima Lamborghini faria lima

São Paulo

Na tarde deste sábado (18), um motorista de uma Lamborghini perseguiu um motociclista que havia roubado seu relógio Rolex na Avenida Faria Lima, em...

Tony Ramos Tony Ramos

Celebridades

O ator Tony Ramos teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Botafogo neste sábado (18) e foi transferido para a...

Rivaldo Barbosa Rivaldo Barbosa

Destaques

Na sexta-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recusou o pedido de liberdade feito pela defesa e optou por...

golpe do pix golpe do pix

Brasil

A Justiça do Rio Grande do Sul bloqueou 18 perfis falsos nas redes sociais que se passavam por autoridades ou entidades idôneas para desviar...

apple apple

Ciência e Tecnologia

Após uma batalha legal que se estendeu por anos, a Apple está se aproximando do prazo final para compensar os usuários nos Estados Unidos...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Um acidente envolvendo dois veículos resultou na morte do cantor e compositor Guilherme Leon, de 32 anos, na madrugada deste sábado, 18, na Rodovia...

Menina estupro coletivo Recife Menina estupro coletivo Recife

Brasil

Na sexta-feira (17), a Polícia Civil , por meio da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), prendeu na cidade de Juruá, Amazonas, um idoso...

Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou neste sábado (18) o “Voo do Melhor Amigo”, uma missão que transportou 20 toneladas de ração para auxiliar...

Mega-Sena Mega-Sena

Brasil

Na noite deste sábado (18), ocorreu o sorteio do concurso 2.726 da Mega-Sena, realizado em São Paulo. O prêmio totaliza R$ 30 milhões para...

São Paulo

A Polícia Civil fechou, na sexta-feira (17), uma fábrica clandestina de produção e comercialização de azeites na Estrada Hondo Japão, em Jacareí, no interior...

Brasil

Os Emirados Árabes Unidos enviaram três aeronaves com 64 toneladas de doações para auxiliar na tragédia humanitária que afeta o Rio Grande do Sul....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit