Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ex-presidente Trump comemorou nesta sexta-feira (24) a decisão da Suprema Corte de derrubar a legislação do país referente ao direito ao aborto em âmbito federal. A lei estava em vigor desde 1973.
“Isso é seguir a Constituição e devolver direitos quando deveriam ter sido concedidos há muito tempo”, disse Trump à Fox News logo após o anúncio da decisão.
A decisão de sexta-feira, que transfere a autoridade sobre o assunto para os estados, era esperada depois que um vazamento de um memorando do tribunal no mês passado indicou que o tribunal estava prestes a derrubar Roe.
“Acho que, no final, isso é algo que funcionará para todos”, disse Trump à Fox quando perguntado sobre como seus apoiadores pró-escolha podem se sentir sobre a decisão de sexta-feira.
Trump desempenhou um papel fundamental na formação do tribunal de maioria conservadora, que esta semana emitiu uma série de decisões de grande sucesso sobre direitos de armas, separação entre Igreja e Estado e agora direitos ao aborto.
Trump e seus principais assessores trabalharam com o senador Mitch McConnell (R-Ky.), então líder da maioria do Partido Republicano, para nomear e confirmar os juízes conservadores Neil Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett.
Trump foi o primeiro presidente em exercício a participar da Marcha pela Vida em 2020.