Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta sexta-feira (1°), o presidente Jair Bolsonaro voltou a cobrar a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis e criticou os governadores do Nordeste, autores de uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida. A declaração ocorreu durante visita às obras do rodoanel em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, a cerca de 115 km de Salvador.
“A maioria dos governadores já começou a reduzir os impostos. Infelizmente, os nove governadores do Nordeste entraram na Justiça contra a redução dos impostos estaduais. [Eles] não querem colaborar com o povo, não se preocupam com a sua população. Querem arrecadar de vocês cada vez mais, extorquir o contribuinte brasileiro”, disse Bolsonaro.
“Desses 12 governadores que entraram na Justiça, todos os nove [são] do Nordeste, inclusive o da Bahia. Mas a força da lei se fará presente. Essa redução se fará de uma forma ou de outra”, acrescentou o chefe do executivo.
Em sua lives de quinta-feira (30), Bolsonaro também criticou os governadores do Nordeste. Segundo o mandatário, todos os governadores que apoiam o PT, são contra a redução do ICMS sobre os combustíveis.
No começo da semana, 12 governadores acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei federal que limitou a cobrança do ICMS sobre combustíveis, energia, transporte coletivo e comunicações.
Assinaram a nova medida judicial os governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e do Distrito Federal.