Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em pronunciamento no Dia da Independência, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira (24) que o seu país “renasceu” com a invasão russa. As forças da Rússia entraram em território ucraniano há exatos 6 meses.
“Nós finalmente nos tornamos um povo unido. Uma nova nação nasceu em 24 de fevereiro (dia da invasão da Rússia ao país). Nasceu não, renasceu. Uma nação que não chorou, não gritou ou se amendrontou. Uma nação que não fugiu, que não desistiu. E que não esquecerá”, disse Zelensky em um discurso gravado para o 31º aniversário da independência do país.
O ucraniano voltou a afirmar que se opõe a qualquer compromisso que permita a Moscou obter ganhos territoriais, incluindo faixas do sul e leste do país, amplamente ocupadas pelos russos.
Ele prometeu que a Ucrânia recuperaria o território perdido em Donbass e a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014. “O que para nós é o fim da guerra? Costumávamos dizer: paz. Agora dizemos: vitória”, falou.
Na manhã desta quarta-feira (24), sirenes que alertam para ataques aéreos soaram na capital Kiev e em outras localidades. Não há previsão para o fim do conflito.