Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O jornal americano New York Times entrou com uma ação judicial contra a OpenAI e a Microsoft na quarta-feira, alegando que as empresas usaram milhões de artigos do Times para treinar seus modelos de inteligência artificial (IA) sem permissão.
O processo afirma que os chatbots de IA da OpenAI e da Microsoft, como o ChatGPT e o Copilot, usam conteúdo do Times para criar produtos substitutos sem pagar pelos direitos autorais.
“Essas ferramentas foram criadas e continuam a usar jornalismo independente e conteúdo que só está disponível porque nós e nossos pares relatamos, editamos e verificamos os fatos com grande custo e com experiência considerável”, disse um porta-voz do Times.
O Times está exigindo indenização, bem como uma ordem para que as empresas parem de usar seu conteúdo e destruam os dados já coletados.
A Microsoft é uma grande investidora da OpenAI e implementou rapidamente os poderes da IA em seus próprios produtos após o lançamento do ChatGPT no ano passado.
Os modelos de IA que alimentam o ChatGPT e o Copilot da Microsoft foram treinados durante anos em conteúdo disponível na Internet, sob a suposição de que era justo usá-lo sem remuneração. Mas o processo argumenta que o uso ilegal do trabalho do Times para criar produtos de inteligência artificial ameaça a sua capacidade de fornecer jornalismo de qualidade.
Os gigantes emergentes da IA enfrentam uma onda de processos judiciais sobre a utilização de conteúdos da Internet para construir os seus sistemas de IA.
No ano passado, o autor de “Game of Thrones”, George R.R. Martin, e outros escritores de ficção de sucesso entraram com uma ação coletiva contra a OpenAI, acusando a startup de violar seus direitos autorais para impulsionar o ChatGPT.
A Universal e outras editoras musicais processaram a empresa de IA Anthropic em um tribunal dos EUA por usar letras protegidas por direitos autorais para treinar seus sistemas de IA para gerar respostas às perguntas dos usuários.
A Microsoft e o Google anunciaram que fornecerão proteção legal aos clientes processados por violação de direitos autorais sobre conteúdo gerado por sua IA, à medida que os processos se acumulam.
*Com informações da Associated Press