Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Autoridades de inteligência dos EUA determinaram que a Rússia adquiriu mísseis balísticos da Coreia do Norte e está buscando mísseis balísticos de curto alcance do Irã, enquanto Moscou luta para reabastecer os suprimentos para sua guerra com a Ucrânia, disse a Casa Branca na quinta-feira.
A inteligência recentemente desclassificada descobriu que a Coreia do Norte forneceu à Rússia lançadores de mísseis balísticos e vários mísseis balísticos, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby. As forças russas dispararam pelo menos um desses mísseis balísticos contra a Ucrânia em 30 de dezembro, pousando em campo aberto na região de Zaporizhzhia, disse ele.
A Rússia lançou vários mísseis balísticos norte-coreanos na terça-feira como parte de um ataque noturno, cujo impacto os Estados Unidos estavam avaliando, disse ele.
Kirby disse que um acordo não foi finalizado entre a Rússia e o Irã, mas que os Estados Unidos “estão preocupados com o fato de as negociações da Rússia para adquirir mísseis balísticos de curto alcance do Irã estarem a avançar ativamente”.
A administração Biden tentou repetidamente argumentar que o Kremlin depende da Coreia do Norte, bem como do Irã, para obter as armas de que necessita para travar a sua guerra contra a Ucrânia, e revelou resultados de inteligência que afirma provar isso.
A Coreia do Norte e o Irã estão altamente isolados na cena internacional devido aos seus programas nucleares e aos seus registros em matéria de direitos humanos.
Em outubro, a Casa Branca declarou que a Coreia do Norte tinha entregue mais de 1.000 contentores de equipamento militar e munições à Rússia.
As relações entre a Rússia e a Coreia do Norte remontam à fundação da Coreia do Norte em 1948. As autoridades soviéticas instalaram um ambicioso jovem nacionalista, Kim Il Sung, o falecido avô do atual líder Kim Jong Un, como o primeiro governante do país. Os envios de ajuda soviética foram cruciais para manter a economia norte-coreana à tona durante décadas antes da dissolução da União Soviética no início da década de 1990.
Kim viajou para a Rússia em setembro para se encontrar com o presidente Vladimir Putin e visitar instalações militares importantes.
A administração Biden afirma que o Irã forneceu à Rússia drones de ataque.