Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em discurso nesta sexta-feira (05), o primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani, anunciou que vai estabelecer um diálogo para discutir a remoção da presença militar dos EUA em seu país.
A fala foi feita pelo iraquiano após um ataque dos EUA matar um líder de uma milícia iraquiana ligada ao governo do Irã em Bagdá na quinta (04).
Al-Sudani afirmou que o acordo ao abrigo do qual as tropas dos EUA estão baseadas no Iraque estabelece a soberania igual de ambos os países, o que foi violado pelo ataque dos EUA.
“Enfatizamos repetidamente que, no caso de uma violação ou transgressão por qualquer parte iraquiana, ou se a lei iraquiana for violada, o governo iraquiano é a única parte que tem o direito de acompanhar os méritos dessas violações”, disse em comentários compartilhados por seu gabinete nas redes sociais.
“Afirmamos a nossa posição firme e de princípio em acabar com a existência da coligação internacional depois de terminadas as justificações para a sua existência”, acrescentou o iraquiano.
Mohammed Shia al-Sudani afirmou que estava em processo de estabelecimento de um diálogo bilateral com os EUA para discutir a remoção de cerca de 2.500 soldados americanos do Iraque.
“É um compromisso do qual o governo não recuará e não negligenciará nada que possa completar a soberania nacional sobre a terra, o céu e as águas do Iraque”, disse al-Sudani.