Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), cancelou sua participação no evento em comemoração ao aniversário de um ano dos atos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, após críticas da oposição. Em nota, a assessoria do partido Novo informou que Zema foi “desaconselhado” a comparecer.
A decisão foi anunciada de última hora pela secretaria de comunicação do governador. Após a divulgação na imprensa, membros da oposição criticaram a postura de Zema. Outros governadores, como Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Júnior (Paraná), Jorginho Mello (Santa Catarina), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Ronaldo Caiado (Goiás), também não devem participar do evento.
Tarcísio está de férias; Zema e Castro não querem criar desconforto com o ex-presidente Jair Bolsonaro; Jorginho Mello e Ratinho Júnior já tinham compromissos agendados, e Caiado fará um check-up, pois em dezembro de 2022 foi submetido a uma cirurgia no coração.
A cerimônia, com previsão de reunir cerca de 500 pessoas, contará com a execução do hino nacional pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a presença dos presidentes da República, Lula; do Senado, Rodrigo Pacheco; e do STF, Luís Roberto Barroso. O presidente da Câmara, Arthur Lira, cancelou sua participação alegando motivo de saúde na família.