Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Saúde

Jejum intermitente vinculado a risco 91% maior de morte cardíaca, revela estudo chinês

Restrição temporal da alimentação, uma estratégia comum de perda de peso frequentemente conhecida como jejum intermitente, foi associada a um risco significativamente maior de morte cardiovascular.

Em um estudo publicado pela Associação Americana do Coração (AHA), um grupo de 20.000 adultos que seguiram um cronograma de alimentação restrita a oito horas por dia foi encontrado para ter um risco 91% maior de morrer de doenças cardíacas em comparação com aqueles que espalharam suas refeições ao longo de 12 a 16 horas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os resultados foram apresentados nas Sessões Científicas de Epidemiologia e Prevenção│Estilo de Vida e Cardiometabólicas da Associação Americana do Coração na semana passada em Chicago, embora o estudo ainda não tenha sido revisado por pares.

O que é restrição temporal da alimentação?
Existem vários tipos de jejum intermitente – mas todos seguem o mesmo conceito de alternar entre jejum e alimentação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com uma abordagem de restrição temporal, o indivíduo só se alimenta durante uma determinada janela de tempo.

Por exemplo, com o método 16/8, a pessoa jejua por 16 horas e depois pode comer dentro de uma janela de oito horas, entre as 10h da manhã e as 6h da tarde.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outras versões envolvem jejum por um período completo de 24 horas uma ou duas vezes por semana – ou apenas consumir calorias limitadas nos dias de jejum.

Estudos anteriores descobriram que a restrição temporal da alimentação pode melhorar medidas-chave relacionadas à saúde do coração, incluindo pressão arterial, glicose no sangue e níveis de colesterol, observou a AHA em um comunicado à imprensa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A restrição do tempo diário de alimentação a um curto período, como oito horas por dia, ganhou popularidade nos últimos anos como uma maneira de perder peso e melhorar a saúde do coração”, disse o autor sênior do estudo, Victor Wenze Zhong, PhD, professor e presidente do departamento de epidemiologia e biostatística da Escola de Medicina da Universidade Jiao Tong de Xangai, na China, no comunicado à imprensa.

“Entretanto, os efeitos de longo prazo da restrição temporal da alimentação, incluindo o risco de morte por qualquer causa ou doença cardiovascular, são desconhecidos.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quais são os detalhes do estudo?
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Jiao Tong de Xangai, na China, analisaram informações das Pesquisas Nacionais de Saúde e Nutrição (NHANES) anuais de 2003 a 2018.

Eles compararam com as causas de morte registradas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) entre 2003 e dezembro de 2019.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As pessoas que consumiram toda a comida diária em uma janela de menos de oito horas tiveram o maior risco (91%) de morte cardiovascular, seguido por aqueles que comeram em uma janela de oito a 10 horas (um risco de 66%).

O maior risco de mortes relacionadas ao coração também foi observado naqueles que tinham doenças cardíacas ou câncer, afirmou o comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Embora este tipo de dieta tenha sido popular devido aos seus potenciais benefícios a curto prazo, nossa pesquisa mostra claramente que, comparado com uma faixa de tempo típica de alimentação de 12 a 16 horas por dia, uma duração de alimentação mais curta não foi associada a uma vida mais longa”, disse Zhong no comunicado.

Os pesquisadores acompanharam os participantes por uma média de oito anos, com alguns seguidos por até 17 anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A idade média dos participantes era de 49 anos.

Quais são as limitações do estudo?
O Dr. Lou Vadlamani – cardiologista e fundador da VitalSolution, uma empresa de Ohio que oferece serviços de cardiovascular e anestesiologia para hospitais em todo o país – não esteve envolvido no estudo, mas ofereceu suas percepções sobre os resultados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Como em todos os estudos, o diabo está nos detalhes”, disse ele. “Embora este estudo forneça algum combustível para discussão e encoraje estudos adicionais, está longe de ser conclusivo.”

Os hábitos de jejum foram baseados em apenas dois dias de hábitos alimentares registrados, observou Vadlamani – e dependia das lembranças dos participantes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não houve documentação do que os participantes comeram enquanto não estavam em jejum ou quais eram seus níveis de atividade”, observou.

O momento do jejum – se era durante o dia ou a noite – também não estava claro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Dizer conclusivamente com qualquer confiança que o jejum tem um impacto direto nas taxas de ataque cardíaco seria um exagero”, disse o cardiologista.

“Certamente levanta muitas questões e apoia a necessidade de um estudo mais abrangente, uma vez que o jejum intermitente se tornou tão comum.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A nutricionista registrada Lauren Harris-Pincus, autora de “The Everything Easy Pre-Diabetes Cookbook”, alertou que esta pesquisa ainda não foi totalmente publicada e revisada por pares – o que significa que uma análise completa de seus resultados é “prematura”.

“Parece haver uma importante mudança entre os benefícios a curto prazo da dieta restrita no tempo e os riscos a longo prazo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ela também não esteve envolvida no estudo.

“Embora isso possa sugerir uma correlação entre o jejum intermitente e a morte por doença cardiovascular, isso não prova causação”, disse a especialista baseada em Nova Jersey à Fox News Digital.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Parece haver uma distinção importante entre os benefícios a curto prazo da dieta restrita no tempo e os riscos a longo prazo.”

Ela acrescentou: “As conclusões contradizem os benefícios positivos da alimentação restrita no tempo em um conjunto de pesquisas anteriores, além de os dados terem sido baseados em registros dietéticos autorrelatados em poucos momentos no tempo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Não se sabe se os participantes continuaram com a restrição temporal da alimentação durante o período do estudo, apontou Harris-Pincus. E a ingestão de alimentos autorrelatada pode ser afetada por lapsos de memória ou

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Televisão

Um cavalo foi flagrado sobre um telhado em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, durante a cobertura das fortes inundações que atingiram o...

Televisão

O SBT se manifestou nesta quarta-feira (8) sobre a reportagem exibida no programa “Tá na Hora” na terça-feira (7), que mostrou supostamente caminhões com...

Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vem mostrando progressos em seu quadro de saúde, decorrente de uma infecção por erisipela, e continua recebendo tratamento intravenoso...

RESUMO DO DIA

✅Supermercados De SP, MG E PR Começam A Restringir Venda De Arroz Após Tragédia No Rio Grande Do Sul Supermercados de SP, MG e...

Supermercados de SP, MG e PR começam a restringir venda de arroz após tragédia no Rio Grande do Sul Supermercados de SP, MG e PR começam a restringir venda de arroz após tragédia no Rio Grande do Sul

Economia

Diante da crise climática que assola o Rio Grande do Sul, supermercados em diversas regiões do Brasil estão adotando medidas para controlar a oferta...

Destaques

✅Governo Planeja Importar 1 Milhão De Toneladas De Arroz Para Conter Alta De Preços CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO Governo planeja importar 1 milhão...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

PF abre inquérito para investigar Pablo Marçal, Eduardo Bolsonaro, Cleitinho, jornalistas e perfis nas redes sociais por supostas "fake news" sobre o Rio Grande do Sul

Brasil

A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito nesta quarta-feira (08) para investigar posts de jornalistas, empresário, parlamentares e perfis nas redes sociais que supostamente...

São Paulo

Uma operação da Polícia Civil na madrugada desta quarta-feira (8) resultou na prisão de 13 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas...

São Paulo

Um homem apontado como “gerente” do tráfico de drogas no centro de São Paulo foi preso na madrugada desta quarta-feira (8), durante uma operação...

soldados da PM soldados da PM

São Paulo

Termina nesta quarta-feira (8) o prazo de inscrições para o concurso da Polícia Militar que vai contratar 2,7 mil soldados de 2ª classe. As...

Agnes da Silva Vicente Agnes da Silva Vicente

Brasil

A dona de casa Gabrielli Rodrigues da Silva, de 24 anos, busca uma das filhas gêmeas de 7 meses, Agnes da Silva Vicente, que...

São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (8), profissionais do helicóptero Águia, da Polícia Militar, protagonizaram um resgate emocionante no Rio Grande do Sul ao salvar um...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit