Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A prefeitura de Porto fez uma publicação nas redes sociais agradecendo aos voluntários que têm sido fundamentais no resgate das vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Desde o final de abril, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas e inundações, resultando em 136 mortes confirmadas, 125 desaparecidos e 806 feridos, segundo boletim da Defesa Civil.
“Agradecemos aos nossos incríveis voluntários de resgate! Com a colaboração de todos, resgatamos com sucesso mais de 30 mil pessoas, que agora estão seguras em abrigos da prefeitura e voluntários ou acolhidos por familiares, amigos e parceiros!”, dizia a publicação.
“Atualmente, estamos na segunda fase da operação, focando em buscas específicas. Neste sentido, não é necessário que pessoas de outras localidades venham apoiar nos resgates. Procurem outros municípios que podem necessitar de apoio neste momento!Continuem espalhando amor e solidariedade onde estiverem!”, acrescenta a nota.
Atualmente, a operação de resgate entrou em sua segunda fase, concentrando-se em buscas específicas. A prefeitura fez um apelo para que voluntários de outras regiões não se dirijam para a área afetada, sugerindo que ajudem em outras localidades que possam necessitar de apoio.
Como ser voluntário no Rio Grande do Sul?
Para aqueles que desejam ajudar como voluntários, diversas entidades e iniciativas estão mobilizando-se. O governo do estado lançou o programa SOS Rio Grande do Sul, onde é possível se inscrever para ser voluntário aqui.
A inscrição pode ser feita no site da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Profissionais da saúde também podem se cadastrar para atuar no resgate de pessoas e animais, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. (Clique aqui).