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Uma semana após a colisão com seu companheiro de equipe Pierre Gasly no Grande Prêmio de Mônaco, a Alpine decidiu não renovar o contrato de Esteban Ocon, que se encerra no final deste ano. O incidente ocorreu quando Ocon tentou uma ultrapassagem arriscada sobre Gasly, resultando em um acidente que danificou o carro e o forçou a abandonar a corrida. A parceria de Ocon com a equipe durou cinco anos.
O piloto comentou sobre a decisão em suas redes sociais: “Tivemos grandes momentos juntos, mas também enfrentamos desafios. Sou grato a todos na equipe por essas memórias. Anunciarei meus planos em breve, mas, por enquanto, meu foco está em fazer um bom trabalho nas próximas corridas e ter um final de temporada bem-sucedido.”
Ocon e Gasly são companheiros de equipe desde 2023, após a saída de Fernando Alonso para a Aston Martin. A dupla já se envolveu em outras colisões, com responsabilidades divididas, nos Grandes Prêmios da Austrália e Hungria de 2023. Antes de se tornarem colegas de equipe na Fórmula 1, Ocon e Gasly já tinham um histórico de rivalidade, o que levou a equipe a alertar sobre os riscos de colisões quando contrataram Gasly.
No GP de Mônaco, Ocon, que havia sido eliminado no Q2, largou em 11º, logo atrás de Gasly. Na largada, tentou ultrapassá-lo na curva Portier, uma área incomum para esse tipo de manobra. Os carros colidiram e o veículo de Gasly acabou erguendo o de Ocon.
Bruno Famin, chefe da Alpine, comentou sobre o incidente: “O ataque de Esteban ultrapassou completamente os limites. Vamos tomar uma decisão difícil. A Portier não é um local apropriado para ultrapassagens, especialmente entre companheiros de equipe.”
Famin também falou sobre a saída de Ocon: “Ainda temos 16 corridas pela frente em 2024 e nosso objetivo é continuar trabalhando incansavelmente para obter os melhores resultados. Desejamos a Esteban o melhor em sua carreira futura.”
Além de abandonar a corrida, Ocon foi penalizado com a perda de cinco posições no grid de largada para o próximo GP do Canadá. Surgiram rumores de que ele poderia ser impedido de participar da prova, o que levaria a Alpine a acionar seu piloto reserva, Jack Doohan. O australiano de 21 anos já participou de treinos pela equipe, sendo o mais recente no GP de Abu Dhabi de 2023.
Nas redes sociais, Ocon pediu desculpas pelo acidente e reconheceu sua responsabilidade.
Ocon, formado pela Academia de Pilotos da Mercedes, estreou na Fórmula 1 em 2016 e passou por equipes como Manor e Force India (atual Aston Martin). Após um ano fora da categoria, retornou em 2020 com a Renault, que se tornou Alpine em 2021. Ele conquistou sua primeira vitória no GP da Hungria de 2021 e subiu ao pódio outras duas vezes, no GP de Sakhir de 2020 e no GP de Mônaco de 2023.
No entanto, Ocon tem um histórico de desentendimentos com companheiros de equipe. Colidiu com Pascal Wehrlein em 2016 e teve vários conflitos com Sergio Pérez nos anos seguintes. Em 2017, chegou a declarar publicamente que Pérez tentou matá-lo após um incidente no GP da Bélgica. Em 2018, a Racing Point proibiu a dupla de disputar na pista após mais colisões.
Após um período mais tranquilo com Daniel Ricciardo em 2020 e Fernando Alonso em 2021, os conflitos voltaram a surgir com Gasly, exacerbando a falta de confiabilidade do carro e resultando na decisão de não renovar seu contrato.