Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governador Tarcísio de Freitas comentou sobre a recente declaração do presidente Lula, que o colocou como possível candidato à Presidência em 2026, afirmando que o presidente “está viajando”. Em entrevista à CBN ontem (18), Lula mencionou Tarcísio como um potencial adversário político para o próximo pleito presidencial.
A resposta de Tarcísio vem após Lula dirigir críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por questões como a velocidade da redução da taxa de juros (Selic) e a relação do banco com o governador de São Paulo, que é cogitado como candidato à presidência. Lula sugeriu que Tarcísio teria mais influência nas decisões econômicas do que ele próprio.
Tarcísio, por sua vez, elogiou Campos Neto e não entrou diretamente na discussão sobre suas relações com o Banco Central, limitando-se a dizer que o presidente “pode citá-lo à vontade”.
“É um país que está com a inflação controlada, num cenário de inflação global resiliente. Então, não é à toa que ele foi eleito, sei lá, três vezes o melhor banqueiro central do mundo. Não é pouca coisa. E, para nós, eu considero um motivo de orgulho. Então, eu tenho orgulho. Por isso que eu fui lá render minha homenagem como amigo, sem nenhuma qualificação política”, afirmou Tarcísio, conforme relatado pela CBN Brasil.
Hoje, o governador realizará um jantar com líderes dos partidos aliados para discutir a escolha do vice na tentativa de reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. O encontro ocorrerá na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, e contará com a presença dos presidentes nacionais dos partidos.
A intenção é obter o aval final para que o coronel Ricardo Mello Araújo, do PL, seja confirmado como vice, uma indicação apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e referendada por Tarcísio. Contudo, enfrenta resistências dentro do partido União Brasil e na Câmara dos Vereadores.
Tarcísio revelou ter conversado com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, sobre o assunto: “Eu vejo uma vontade de construir um consenso. Conversei com os dirigentes partidários, inclusive com o União Brasil, ontem. A conversa foi excelente, obviamente. Existe, às vezes, um pouco de divergência em qual é o melhor nome. E agora, não há divergência quanto a qual é o melhor projeto. O nome, para mim, vai se definir rápido.”