Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A General Motors está demitindo mais de mil funcionários administrativos globalmente em sua divisão de software e serviços após uma revisão para otimizar as operações da unidade. A informação foi relatada pela CNBC, nesta segunda-feira (19).
Os cortes de empregos, incluindo cerca de 600 postos de trabalho no campus tecnológico da GM próximo a Detroit, ocorrem menos de seis meses após mudanças na liderança responsável pelas operações, incluindo a saída do ex-executivo da Apple, Mike Abbott, da montadora em março devido a problemas de saúde.
“À medida que construímos o futuro da GM, devemos simplificar para alcançar velocidade e excelência, tomar decisões ousadas e priorizar os investimentos que terão o maior impacto”, disse um porta-voz da GM em um comunicado enviado por e-mail. “Como resultado, estamos reduzindo certas equipes dentro da organização de Software e Serviços. Somos gratos aos que ajudaram a estabelecer uma base sólida que posiciona a GM para liderar daqui em diante.”
A GM recusou-se a divulgar o número total de demissões, mas uma fonte familiarizada com o assunto confirmou que mais de mil funcionários administrativos seriam demitidos, incluindo 600 em Warren, Michigan. Os funcionários afetados foram notificados na segunda-feira de manhã.
Os cortes representam cerca de 1,3% da força de trabalho global de 76 mil funcionários administrativos da empresa no final do ano passado. Isso incluiu cerca de 53 mil funcionários administrativos dos Estados Unidos.
Os cortes ocorrem enquanto as montadoras tentam reduzir custos e, em muitos casos, o número de funcionários em meio a temores de uma desaceleração da indústria – e enquanto investem bilhões de dólares em mercados emergentes, como veículos totalmente elétricos e os chamados “veículos definidos por software”.
O software, especificamente sua monetização, tem sido um foco importante para as montadoras, incluindo a GM, já que busca oportunidades de receita recorrente, como assinaturas, para impulsionar os lucros.
A divisão de software e serviços cobre uma ampla variedade de áreas para a montadora, incluindo entretenimento, sua marca OnStar e áreas emergentes como assinaturas e outros recursos e desenvolvimento de veículos.
Dois executivos da GM – Baris Cetinok e Dave Richardson – substituíram Abbott, que foi nomeado primeiro vice-presidente executivo de software da GM em maio de 2023. Eles estão sediados no Centro Técnico Mountain View da GM, na Califórnia.
Cetinok, um veterano executivo de software, atua como vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos, gerenciamento de programas e design de software e serviços. Ele supervisiona as equipes responsáveis pelo design do roteiro de software da GM e o processo de desenvolvimento, lançamento e melhorias do programa de software.
Richardson, vice-presidente sênior de engenharia de software e serviços da GM, lidera a engenharia de software, incluindo áreas como plataformas embutidas, produtos digitais, soluções comerciais e sistemas avançados de assistência ao motorista, como o Super Cruise da GM.