Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira, a polícia alemã matou um homem que havia disparado em Munique, nas proximidades do consulado-geral de Israel e de um centro de documentação sobre o nazismo, segundo anunciaram as autoridades locais.
O homem “disparou várias vezes” antes de ser abatido pelas forças de segurança, informou o ministro do Interior da Baviera, Joachim Hermann, à imprensa. Ele destacou que o ato “poderia” estar relacionado à proximidade do consulado e do centro sobre o nazismo. O incidente também ocorreu no aniversário do massacre de atletas israelenses, ocorrido em 5 de setembro de 1972, durante os Jogos Olímpicos de Munique.
O tiroteio aconteceu na área de Karolinenplatz, que foi isolada pela polícia. O autor dos disparos, cuja identidade não foi divulgada, ficou ferido, segundo informações da polícia, que pediu à população que evitasse a região por meio de mensagens nas redes sociais.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou o tiroteio e esclareceu que nenhum funcionário do consulado foi ferido, já que o local estava fechado em virtude de uma cerimônia em homenagem aos dez atletas israelenses assassinados nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972.
A polícia afirmou que o atirador ficou ferido, mas não divulgou sua identidade nem deu mais detalhes sobre o estado de saúde. Também indicaram que não havia evidências de outras pessoas feridas ou de mais suspeitos envolvidos no incidente.
O tiroteio ocorreu perto da praça Karolinenplatz, no centro de Munique. A polícia aumentou a presença na cidade, que é a terceira maior da Alemanha, mas afirmou que não havia sinais de outros incidentes em outros locais ou de mais suspeitos.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel ressaltou que o consulado em Munique estava fechado no momento do tiroteio e que nenhum de seus funcionários foi atingido.
O incidente ocorreu no 52º aniversário do ataque de militantes palestinos contra a delegação de Israel nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, que resultou na morte de 11 membros da equipe olímpica israelense, um policial da Alemanha Ocidental e cinco dos agressores. Não ficou claro se o ataque desta quinta-feira estava de alguma forma relacionado com o aniversário.