Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Receita do DF, em colaboração com a Polícia Civil (PCDF), deflagrou na manhã desta quinta-feira (05) a Operação Cattedra, visando grandes devedores. A operação tem como alvo combater crimes relacionados à organização criminosa, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Os investigados acumulam uma dívida tributária de R$ 74 milhões. Estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em Sobradinho, Planaltina e Anápolis (GO), com a participação de cerca de 100 policiais civis e auditores da Receita do DF.
Iniciada em 2023, a investigação revelou uma organização criminosa composta por empresários e contadores, envolvida na sonegação de ICMS desde 1997. A atuação se dá no setor de comércio de móveis e eletrodomésticos no Distrito Federal e em Goiás.
Os alvos da operação abriram empresas em Sobradinho, Planaltina, Paranoá e São Sebastião, onde praticavam a sonegação total do ICMS referente à venda de seus produtos. Quando as dívidas se acumulavam, novas empresas eram criadas no mesmo endereço e ramo de atividade.
O grupo também utilizava laranjas, inclusive empregados, para evitar a responsabilidade pelas dívidas tributárias. A investigação apontou que falsos atacadistas eram criados para fornecer mercadorias às empresas dos mesmos donos, configurando fraude na utilização de benefícios fiscais.
A denominação da Operação Cattedra remete a uma cadeira com encosto, geralmente usada por idosos na Roma Antiga.