Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), divulgará nesta sexta-feira, às 17h, o relatório preliminar sobre o acidente com o avião da Voepass, que resultou na morte de 62 pessoas em Vinhedo (SP), no dia 9 de agosto.
Segundo o órgão, o documento, que será apresentado na sede do Cenipa, em Brasília, trará informações sobre o andamento das investigações.
O relatório final será divulgado o mais rápido possível, dependendo da complexidade da ocorrência, conforme informou a FAB. A queda da aeronave, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), não deixou sobreviventes.
O gravador de voz da cabine do ATR 72-500 captou diálogos do copiloto sobre o aumento de potência da aeronave momentos antes da queda, além de gritos dentro do avião.
A transcrição das duas horas de áudio foi realizada pelo laboratório de leitura e análise de dados do Cenipa.
Os dados preliminares indicam que o avião perdeu altitude de forma repentina, mas o áudio da cabine, isoladamente, não permite determinar a causa do acidente.
Paralelamente à investigação do Cenipa, a Polícia Federal (PF) também apura o caso por meio de análises de componentes e das caixas-pretas do avião.
A investigação ocorre de forma conjunta entre os dois órgãos. Enquanto o Cenipa busca identificar causas e propor melhorias para evitar futuras tragédias, a PF foca em apurar possíveis responsabilidades criminais.
A PF produzirá um Laudo de Sinistro Aeronáutico, com o acompanhamento de peritos criminais do Instituto Nacional de Criminalística, que estarão presentes em todos os exames e testes realizados no Cenipa, incluindo a análise dos destroços, do motor e das caixas-pretas. Esse documento será essencial para confrontar aspectos técnicos e científicos com depoimentos e verificar se houve contribuições humanas para o acidente.
Ainda não se sabe o que causou a tragédia, mas a queda em espiral sugere um possível estol, que ocorre quando a aeronave perde sustentação, de acordo com especialistas.
O acidente da Voepass, o maior em número de vítimas no Brasil desde 2007, quando um avião atingiu um prédio em São Paulo, seguiu a seguinte cronologia: a aeronave decolou às 11h56 e manteve voo estável até 13h20. Às 12h23, atingiu 5 mil metros de altitude, onde permaneceu até 13h21, quando começou a perder altura. A partir desse momento, fez uma curva brusca. Segundo a FAB, após as 13h21, a aeronave não respondeu às comunicações do Controle de Aproximação de São Paulo e não reportou emergências ou condições meteorológicas adversas. Às 13h22, a altitude era de 1.250 metros, indicando uma queda de cerca de 4 mil metros, com uma velocidade de 440 km/h. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo acionou o “Salvaero” às 13h26, e a aeronave foi encontrada acidentada dentro de um condomínio.