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A recente vitória de Oscar Piastri no Grande Prêmio do Azerbaijão aumentou a controvérsia entre os fãs de Fórmula 1 e membros de algumas equipes, que solicitaram que a FIA (Fédération Internationale de l’Automobile) é a entidade internacional responsável pela regulamentação e supervisão de várias competições de automobilismo, investigasse os monopostos da McLaren, que apresentaram um desempenho excepcional na segunda metade da temporada, após um início marcado pelo domínio contínuo da Red Bull e de Max Verstappen. No entanto, a entidade reguladora confirmou que ambos os carros estão de acordo com as regulamentações técnicas.
Piastri teve um desempenho impressionante ao vencer a corrida, superando Charles Leclerc após uma intensa batalha pela liderança. Enquanto isso, Lando Norris subiu onze posições, saindo do 15º lugar para terminar em quarto, à frente de Max Verstappen, atual campeão da categoria.
Com esses desempenhos de destaque, surgiram suspeitas, especialmente após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, onde o aerofólio traseiro do carro de Piastri parecia se deformar em alta velocidade. Entretanto, segundo o site Motorsport, “a comparação do aerofólio em relação à Ferrari e à McLaren foi inconclusiva.”
O carro de Norris foi um dos três selecionados aleatoriamente para a inspeção técnica após a corrida, junto com o de Verstappen e o da Haas, pilotado por Ollie Bearman, que terminou em décimo. Em um documento, a FIA confirmou que os três veículos cumpriam todas as normas.
No mesmo documento, Jo Bauer, delegado técnico da FIA, declarou: “Todos os pesos dos carros e os elementos revisados estavam em conformidade com o Regulamento Técnico da Fórmula 1 de 2024”. Esse processo incluiu a verificação das placas de extremidade do aerofólio traseiro, o corpo da placa e sua ponta.
Essa polêmica não é nova para a McLaren; semanas atrás, tanto a Red Bull quanto a Ferrari apresentaram queixas formais à FIA sobre a flexibilidade do aerofólio dianteiro da equipe britânica. Segundo as dúvidas levantadas, isso poderia permitir uma melhor penetração no ar, resultando em menor resistência e mais velocidade.
Em relação ao campeonato, essa corrida colocou a McLaren na liderança do Campeonato de Construtores pela primeira vez em mais de uma década, ultrapassando a Red Bull. Enquanto isso, Norris está a 59 pontos do topo do campeonato de pilotos, com sete corridas restantes.
Apesar das críticas e suspeitas levantadas por fãs e alguns adversários, a FIA reafirmou mais uma vez que os carros da McLaren estão de acordo com as regulamentações técnicas.
A atual regulamentação técnica da FIA é baseada em testes realizados nos boxes, que não consideram restrições quando os carros estão na pista. Isso gerou um ponto de conflito, já que as diferenças de comportamento no circuito podem não ser refletidas nas verificações técnicas, algo que já ocorreu no início da temporada de 1981 com a suspensão hidropneumática do Brabham BT 49, que permitia que o carro abaixasse sua altura na pista, mas cumpria os requisitos de altura mínima quando inspecionado pelos fiscais. Esse episódio gerou o protesto de Cora Reutemann sobre o campeonato que seu pai perdeu naquele ano.
O regulamento da FIA proíbe “projetos cujas características estruturais sejam alteradas por parâmetros secundários”, o que significa que a elasticidade não deve resultar em uma deflexão diferente na pista se isso não for observado durante as verificações estáticas.