Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na noite desta quinta-feira (3), os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo participaram de um acalorado debate promovido pela TV Globo. Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB), que segundo as pesquisas disputam duas vagas no segundo turno, inicialmente adotaram um tom mais propositivo, mas logo voltaram às trocas de provocações e ataques pessoais.
O debate, último antes do primeiro turno das eleições, que acontece no próximo domingo (6), contou com a presença de cinco candidatos. Além de Boulos, Nunes e Marçal, também participaram a deputada Tabata Amaral (PSB) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB). Os candidatos foram convidados com base na legislação eleitoral, que exige a participação de candidatos com ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, além de um critério de interesse público estabelecido pela emissora.
Troca de Farpas Entre Nunes e Marçal
No terceiro bloco do debate, o atual prefeito Ricardo Nunes, candidato à reeleição, voltou sua atenção a Pablo Marçal, citando um projeto do candidato do PRTB envolvendo a construção de casas na África. “Prometeu mais de 300, fez menos de 30”, alfinetou Nunes, em referência ao histórico de Marçal. O influenciador, que vem adotando um discurso de renovação na política, rebateu, criticando o que chamou de continuidade de um grupo que comanda a prefeitura há mais de 12 anos.
Marçal, por sua vez, também foi alvo de Guilherme Boulos. O candidato do PSOL questionou o perfil adotado por Marçal durante o debate, sugerindo que ele estaria tentando passar uma imagem de “lobo em pele de cordeiro”. Boulos ainda questionou a escolha de membros do secretariado de Marçal, sugerindo que ele teria indicado pessoas próximas ao ex-governador João Doria (PSDB). Marçal rebateu: “As pessoas que eu aceitei no meu governo foram justamente as que romperam com o Doria.”
Tabata Amaral Questiona Nunes e Critica Gestão Ambiental
A deputada Tabata Amaral também teve um papel de destaque no debate, especialmente ao confrontar Ricardo Nunes sobre a gestão ambiental da cidade. Nunes citou a ampliação de parques e a redução dos índices de alagamento como realizações de sua gestão, mas Tabata foi direta ao questionar os eleitores: “Você realmente acha que a cidade está avançando?”
A candidata do PSB mencionou planos para enfrentar as mudanças climáticas e expressou preocupação com o aumento das chuvas e o risco de enchentes na capital. “São coisas tão óbvias de entender que não é mais privilégio, não é escolha. Tem que fazer já”, concluiu a deputada, referindo-se às medidas necessárias para conter os impactos ambientais.
Propostas vs. Ataques Pessoais
O debate, que começou com propostas e questionamentos moderados, rapidamente escalou para ataques pessoais, especialmente entre os três candidatos mais bem posicionados nas pesquisas. Guilherme Boulos busca afastar a imagem de radical, enquanto Ricardo Nunes tenta consolidar sua reeleição e Pablo Marçal aposta no discurso de renovação política.
Com o primeiro turno se aproximando, o embate final entre os candidatos reforçou as divergências e acirrou a disputa, deixando claro que a corrida para a Prefeitura de São Paulo está longe de ser decidida. As urnas do próximo domingo serão decisivas para definir quem segue na disputa para o segundo turno.
Último bloco – considerações finais
- José Luiz Datena (PSDB)
“Meus amigos e minhas amigas, vocês me conhecem há mais de 50 anos, 30 anos defendendo você, de São Paulo, você, do Brasil, dos mesmos problemas que eu vejo repetir aqui e candidatos de carreira, são os mesmos problemas de sempre. Por que eles não foram resolvidos até hoje? Por que as promessas são sempre as mesmas? São os problemas que eu combati a vida inteira. Pedem para falar o meu número, meu número é 45. Se você quiser votar em mim, porque eu não vou sequestrar o seu voto. Meu número é 45, mas eu já ouvi 45 milhões de vezes essas pessoas que são políticas profissionais dizerem que vão resolver a sua vida e em todo debate os temas são os mesmos. A sua vida nunca foi resolvida. É insegurança, é falta de moradia, era de risco enchente, educação mortes todo dia porque é que esses políticos que tiveram tanto. tempo para resolver esses problemas é trazem de novo os mesmos Temos é pra CNB batidos em debates tão importantes é para a democracia acho estranho isso porque faz 30 anos que eu sinto a sua dor na pele perguntando as mesmas coisas falando as mesmas coisas reclamando das mesmas coisas estando ao seu lado todo o tempo há tanto tempo e chorando com você sorrindo. Com você brigando por você defendendo você de todo tipo de injustiça que a cidade mais rica do Brasil sofre que o Brasil mais sofre eu não preciso ficar pedindo seu voto você vota em mim. Se você quiser mas saiba que durante essa linha longa carreira, eu estive sempre ao seu lado e você mais do que nunca sabe que não só ao seu lado, mas ao lado da sua família muitos que já foram.”
- Guilherme Boulos (PSOL)
“Obrigado Tralli agradeço a TV Globo pela organização do debate. Brigado a você que está assistindo até agora na sua casa. Domingo a gente tem uma escolha muito importante para fazer e que vai impactar os próximos quatros anos. Nós temos uma situação grave, São Paulo está enfrentando um risco com Ricardo Nunes e Pablo Marçal. O risco do crime organizado tomar conta dessa cidade. Você imagina as milícias dominando São Paulo. E não para por aí os dois são apoiados por Bolsonaro, aquele cara que na pandemia teve uma gestão tão trágica, que debochou da sua dor. São Paulo ajudou a tirar o Bolsonaro da presidência, não vamo deixar ele tomar a prefeitura dessa cidade. Do outro lado, temos eu e a Marta Suplicy como vice que vamos trabalhar junto com presidente Lula para mudar sua vida de verdade para a cidade toda para quem tá nas periferias e precisa do SUS, nós vamos zerar a fila da saúde com Poupatempo da saúde para quem tem seu filho na escola pública, nós vamos garantir a educação integral, mas também para quem está no centro, nós vamos melhorar o transporte público e também vamos garantir isenção de rodízio para você que é motorista de Uber. A gente vai melhorar a cidade como um todo com inovação com sustentabilidade olhando os exemplos que deram certo lá fora até porque combater a desigualdade é bom para todo mundo. Eu quero fazer um chamado para você nesse momento grave vai votar no domingo e vote nos 50 para você que já Vote em mim se mobilize vá para a rua nesses próximos dois dias para que a gente tenha ainda mais votos convença mais gente na urna. Vai ser só você e a sua esperança, eu espero te encontrar lá. domingo que vem vota 50 pela mudança de verdade em São Paulo.”
- Ricardo Nunes (MDB)
“Nunes: quero agradecer a Deus oportunidade de poder estar aqui agradecer os candidatos. Você que está nos assistindo, só queria antes de fazer minha consideração final que obviamente vai contar do meu tempo deixar um recado que eu não poderia porque tá tocando meu coração foi covarde que o Marçal faz aqui no finalzinho da pergunta deles tem o ter direito de falar falar da minha família novamente Gente esse b.o. Casado há 27 anos, eu amo a minha esposa. Tenho três filhos e um neto eu tive um problema 14 anos atrás que eu fiquei um período separado da minha esposa, ficamos meses, mas o nosso amor graças a Deus a gente tá bem. Estamos casados felizes teve lá um desentendimento Leia o boa não tem nada de agressão física tivemos uma discussão por telefone. e Essa mensagem e só precisava falar É injusto que ele faz que ele é malvado. Ele é ruim. Ele é ruim. Enfim. Obrigado pelo Pilar que tá aqui. Estou perfeito me preparei fui presente de várias entidades Vereador por dois mandatos, relatei o orçamento várias vezes vice-prefeito do Bruno Covas e Prefeito tem orgulho de ter trabalhado na câmara municipal no orçamento de todos os anos. Inclusive com uma relatora muitas vezes da LDO. Isso me trouxe uma bagagem que possibilitou elevar a saúde financeira da cidade. E agora a gente tá com a cidade ajustada financeiramente dá para andar muito os próximos 4 anos serão os melhores quatro anos. Eu sei que tem muita coisa para fazer nunca falei que não eu sei que tem mas a gente ajustou tudo e a gente vai continuar avançando. Olha pessoal pra gente ter continuar tendo o domingão estaria fazendo vote 15 o maior problema Habitacional da continuidade vote 15, ampliar a faixa azul. Vote 15 para que a gente possa ter o maior programa de recapeamento da história da cidade que eu já fiz o maior vote 15 porque a gente vai continuar trabalhando chegando cedo como eu chego eu sou o primeiro a chegar o último a sair tem um amor por essa cidade e honestidade de verdade. Obrigado, vote 15. Deus abençoe, bom voto.”
- Pablo Marçal (PRTB)
“Obrigado, Tralli, muito bem conduzido o debate. Eu faço uma pergunta a você, você precisa fazer uma cirurgia no seu filho e você uma pessoa que está fazendo medicina, mas não tem um CRM e ele está te cobrando mais barato. Você topa fazer? Ele não tem a carteirinha de médico e tá fazendo mais barato, às vezes até gosta da pessoa, mas você vai arriscar seu filho certamente você não vai fazer isso, por que que você vai arriscar uma cidade para quem não é gestor no último debate. O Ricardo não deu conta de gerir o tempo dele. Ele falou que eu sou malvado malvado é um homem que tem coragem de dar conta dele é da esposa e da filha na máfia das creches e está sendo investigado pela polícia federal. Isso é terrível. Eu quero pedir para você, olha bem na palma da sua mão agora olha para sua mão esquerda. O que que tem aí um traço na sua mão? Tem um M aí de mudança todo mundo tem esse risco aí na mão. Eu cheguei aqui sendo bombardeado, eu sou um cidadão que acredita nessa cidade esses caras me trataram, me humilharam e eu tô aqui forte. Fui agredido, tô aqui forte a doutora Claudia que tá aqui à esquerda falou que é fajuto isso aqui, espera ela nunca ser agredida como eu fui agredida Nacional, ela chama Cláudia mesmo, senta lá Cláudia no seu lugar, usa a sua última fala aí ela tem a síndrome do Ciro Gomes de ganhar de todo mundo, mas não vai ter segundo. São Paulo porque o povo aqui é um povo pujante, o povo forte. A gente vai defender nossa família, a nossa fé e a gente vai defender a liberdade e a prosperidade. Eu quero que você faça esse M eu te falo. Eu sou um servo do povo tá aqui teozinho, Jardim Rosana lá do Campo Limpo. Ó, vou tomar café na sua casa no domingo amanhã no Brás e eu quero te falar algo eu vou dar a minha vida para você prosperar, eu quero ver você com a sua família 28 no domingo 28 graus.”
- Tabata Amaral (PSB)
“Ao longo das últimas semanas, nos últimos meses, eu pude me apresentar e mostrar para vocês que eu não estou na vida pública passeio. Fui por seis anos deputada federal e aprovar muita coisa com muito trabalho dos absorventes nas escolas ao pé de meia. São R$ 200 por mês, mas R$ 1000 por ano para ninguém desistir da educação e esses são só alguns projetos e eu trago isso gente porque para mim a vida pública é serviço é trabalho é coisa séria, é honestidade. A gente não pode esquecer que a política é uma boa política quando ela funciona quando o time é bom, quando o projeto é bom ela tá para servir você você que é a mãe e merece ter uma escola pública boa, gente, não é só alfabetização não. É com robótica é com o inglês é com intercâmbio é com esporte é com cultura tudo aquilo que eu não pude ter pequenininha, mas que a gente sabe que faz uma diferença danada é a gente poder sonhar com uma Prefeitura que não vai lá para lhe sufocar com propina com imposto com burocracia, mas pra lhe ajudar a prosperar. É a gente dormir tranquilo sabendo que tem uma prefeita trabalhando virando a noite se necessário porque sabe o que é uma enchente e vai cuidar de você e vai se planejar é alguém que não vai sossegar enquanto a saúde não for boa gente dá tempo dá tempo a gente não tem que se contentar com coisa pouca não política é para mudar a nossa vida é pra gente sonhar. Eles querem que vocês desistam que vocês acham que não vale a pena. Não façam isso. Bora botar uma mulher ideias novas, trabalho honestidade, a gente sabe que uma boa política pública pode mudar. Na vida tô a crescer em todas as pesquisas e sim só a única que vence do Ricardo Nunes e vence de todos os meus adversários, mas para isso eu preciso de mais da conta de vocês. Bora votar 40. Bora acreditar e, como disse Eduardo Campos, não vamos desistir do Brasil nem de São Paulo, porque essa é a nossa terra.”