Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Autoridades do estado do Colorado, nos Estados Unidos (EUA), anunciaram uma investigação sobre o preenchimento e devolução de pelo menos 12 cédulas enviadas pelo correio, antes mesmo que os eleitores as recebessem.
De acordo com o gabinete do Secretário de Estado do Colorado, as cédulas parecem ter sido interceptadas no Condado de Mesa e, após serem preenchidas por terceiros, foram enviadas de volta pelo correio.
O sistema de detecção de fraudes eleitorais implementado pelo Colorado funcionou conforme o esperado, detectando as inconsistências quando as cédulas retornaram ao Conselho Eleitoral do Condado de Mesa. A verificação de assinaturas do estado identificou as irregularidades e sinalizou os documentos para revisão.
Alguns eleitores afetados entraram em contato com o gabinete do Secretário do Condado de Mesa após serem informados de que suas cédulas precisavam ser corrigidas devido a assinaturas discrepantes.
Um eleitor relatou ainda que o sistema BallotTrax, usado pelo Colorado para o rastreamento de cédulas, mostrava que sua cédula havia sido recebida para processamento.
A secretária do Condado de Mesa, Bobbie Gross, informou à CNN que a investigação é uma prioridade e que o caso está sendo conduzido com cuidado e diligência. Ela alertou que divulgar detalhes prematuramente poderia comprometer a capacidade de responsabilizar os envolvidos.