Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os Estados Unidos estão “prontos” para reagir caso o Irã responda ao bombardeio retaliatório realizado por Israel, segundo informações de uma fonte do governo americano que alertou sobre potenciais “consequências” se Teerã agir.
“Se o Irã reagir, os Estados Unidos estarão prontos e haverá consequências”, afirmou a fonte ao KANN News. “No entanto, não queremos que isso aconteça; esse deve ser o ponto final para a troca direta de fogo entre Israel e Irã.”
Na madrugada deste sábado, Israel lançou uma série de ataques aéreos contra alvos estratégicos no Irã, que resultaram na morte de pelo menos dois soldados e atingiram instalações de fabricação e lançamento de drones e mísseis balísticos, além de sistemas de defesa aérea. Essa ação foi uma retaliação ao ataque direto do Irã contra Israel em 1º de outubro.
Poucas horas após o bombardeio israelense, Teerã prometeu responder com uma “reação proporcional”. Segundo um oficial dos EUA, Israel informou Washington antes de realizar os ataques, mas os Estados Unidos não estiveram envolvidos na operação.
“Como os israelenses afirmaram, a resposta deles foi um exercício de autodefesa e evitou especificamente áreas populosas, concentrando-se apenas em alvos militares, ao contrário do ataque do Irã, que teve como alvo a cidade mais populosa de Israel”, explicou um alto funcionário do governo dos EUA.
“O governo dos Estados Unidos não participou dessa operação. Nosso objetivo é acelerar a diplomacia e desescalar as tensões na região do Oriente Médio. Exortamos o Irã a cessar seus ataques a Israel para que esse ciclo de combates possa terminar sem uma nova escalada”, completou.
Um alto oficial da administração Biden reiterou que os EUA estão “totalmente preparados” para apoiar Israel caso haja uma resposta por parte do Irã.