Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Donald Trump nomeou, nesta sexta-feira (16), Karoline Leavitt como sua secretária de imprensa para o segundo mandato, caso seja reeleito. Leavitt, de 27 anos, já havia atuado como porta-voz de sua campanha e, a partir do próximo ano, ocupará um dos cargos mais visíveis da nova administração.
“Karoline é inteligente, determinada e já provou ser uma comunicadora extremamente eficaz. Tenho total confiança de que ela se destacará no cargo e ajudará a transmitir nossa mensagem ao povo americano enquanto fazemos a América Grande de Novo”, declarou Trump em comunicado.
Na nova função, Leavitt será a principal representante da Casa Branca diante da mídia, sendo responsável por responder às perguntas dos jornalistas. Ela será a pessoa mais jovem a ocupar o cargo, desde Ron Ziegler, que assumiu a função aos 29 anos no governo de Richard Nixon.
Nascida em New Hampshire, Leavitt tem um histórico político curto, mas diversificado, e fez parte do círculo do presidente eleito. Durante o primeiro governo de Trump, ela fez estágio como parte de seus estudos em Ciência Política e Comunicação na Saint Anselm College e, após se formar, integrou oficialmente a equipe, atuando como redatora presidencial e secretária de imprensa adjunta.
Ela também trabalhou para a deputada Elise Stefanik, que foi nomeada para ser a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, e, em 2022, se candidatou ao Congresso por seu estado. Embora tenha vencido as primárias republicanas, tornando-se a primeira pessoa da Geração Z a conquistar a vitória nas primárias do Partido Republicano, perdeu na eleição geral para um candidato democrata.
Neste ano, Leavitt retornou à equipe de Trump para participar de sua campanha eleitoral, se tornando uma das figuras mais visíveis na televisão. Ela se destacou por sua postura firme em confrontar apresentadores e jornalistas para defender as ideias do republicano.
Por sua atuação, seu nome se tornou o favorito para liderar o time de imprensa da nova administração de Trump. “Karoline Leavitt fez um trabalho fenomenal como Secretária de Imprensa Nacional na minha histórica campanha”, avaliou Trump recentemente.
Leavitt é o mais recente nome a se juntar à equipe de Trump para seu retorno à Casa Branca. Nesta semana, o presidente eleito começou a divulgar os escolhidos para ocupar cargos chave em seu próximo mandato.
Entre os outros nomes, Susie Wiles foi escolhida para ser a chefe de gabinete, responsável pela agenda presidencial e supervisão da equipe. John Ratcliffe será o novo diretor da CIA, e Tom Homan ficará à frente do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas, área estratégica para os projetos de Trump. Marco Rubio também foi anunciado como novo secretário de Estado.
Vale destacar que nem todos os anúncios do time de Trump são definitivos, já que, oficialmente, alguns cargos precisam da aprovação do Senado, conforme o sistema de equilíbrio de poderes definido pela Constituição dos Estados Unidos. Ratcliffe e Rubio, por exemplo, precisarão passar por essa aprovação.