Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Federal na Paraíba deflagrou nesta quarta-feira, 13, a Operação Amigos do Rei, que investiga desvios de recursos públicos em concessões irregulares de terrenos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no estado. Os desvios teriam causado prejuízo de mais de 9 milhões de reais entre janeiro de 2018 e maio deste ano.
Ao todo, dois servidores do órgão foram afastados de suas funções por ordem da Justiça, incluindo o ex-superintendente substituto do órgão no estado, suspeito de favorecer parentes e amigos nas concessões de terra. Cerca de 60 policiais cumpriram 8 mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados e na unidade estadual do Incra. Também foi determinado o bloqueio de 148 mil reais dos investigados.
Ao ser demitido do posto de presidente do Incra, o general João Carlos de Jesus Corrêa afirmou que havia organizações criminosas instaladas no órgão e que o secretário do Ministério da Agricultura, Nabham Garcia, operava interesses escusos.
De acordo com a PF, a investigação da Operação Amigos do Rei foi iniciada a partir de uma denúncia anônima de que o ex-superintendente estaria favorecendo familiares e amigos. Os investigados vão responder pelos crimes de falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e peculato, cujas penas, somadas, podem alcançar mais de 20 anos de prisão.
Por Crusoé