Gazeta Brasil - O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora.
Propaganda
  • Login
  • Registar
  • Assine Gazeta
  • Últimas
  • Política
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Loja
  • Login
  • Minha conta
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Gazeta Brasil - O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora.
  • Assine Gazeta
  • Últimas
  • Política
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Loja
  • Login
  • Minha conta
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Gazeta Brasil - O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora.
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Inicio Brasil

MPF denuncia 29 ex-gestores de fundos de pensão por gestão temerária

De Gazeta Brasil
janeiro 9, 2020
Dentro Brasil
Compartilhar via FacebookCompartilhar via TwitterSiga o Gazeta Brasil no Google News

O força-tarefa da Operação Greenfield no Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta quinta-feira (9), 29 ex-gestores de fundos de pensão por gestão temerária.

De acordo com a denúncia, os ex-gestores causaram prejuízo de R$ 5,5 bilhões aos fundos de pensão Petros, dos funcionários da Petrobras; Funcef, dos colaboradores da Caixa Econômica Federal; Previ, dos funcionários do Banco do Brasil; e Valia, dos trabalhadores da Vale.

Os procuradores denunciam que os ex-gestores ignoraram os riscos dos investimentos, as diretrizes do mercado financeiro, do Conselho Monetário Nacional, dos regimentos internos dos fundos, e não realizaram estudos de viabilidade sobre os aportes.

Os crimes foram praticados entre 2011 e 2012 e consumados até 2016, quando ocorreram os últimos aportes no Fundo de Investimentos e Participações (FIP) Sondas.

O FIP Sondas é um veículo de investimento da empresa Sete Brasil Participações. A Sete seria responsável pela construção de sondas, unidades de perfuração, que viabilizariam a exploração do pré-sal.

O MPF diz que a Sete Brasil surgiu após a descoberta do pré-sal, em 2006, quando a Petrobras verificou que não existiam unidades de perfuração em quantidade suficiente para a demanda de exploração, e que seria necessária outra empresa disposta a assumir os riscos e construir as sondas, pois a estatal já não estava em boas condições financeiras.

Os procuradores afirmam que foi a Petrobras quem procurou os fundos de pensão para que investissem no FIP Sondas, com a aprovação do Governo Federal. A Sete Brasil seria responsável pela construção de sete sondas, do total de 28. No entanto, acabou sendo contratada para a construção das 28.

Os aportes dos fundos de pensão na empresa deveriam acontecer de 2011 a 2019. Mas, de acordo com a denúncia, por má gestão dos fundos e da própria Sete Brasil, os investimentos foram antecipados, sendo integralmente aportados em 2016, sem a conclusão do projeto.

A ação apura apenas o crime de gestão temerária praticado pelos administradores dos fundos. Segundo a Força-Tarefa da Greenfield, caso demonstrada a ocorrência de corrupção, novas denúncias poderão ser apresentadas (relembre a operação no vídeo abaixo).

Entre os denunciados está Esteves Colnago, atual Chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia e ex-ministro do Planejamento.

Na época dos fatos apurados, Colnago era gestor do Funcef. O G1 entrou em contato com o Ministério da Economia, mas até a última atualização desta reportagem não recebeu resposta sobre a denúncia.

Saiba quem são os 29 denunciados:

Ex-gestores do Funcef:

Antônio Bráulio de Carvalho

Carlos Augusto Borges

Carlos Alberto Caser

Demósthenes Marques

Esteves Pedro Colnago Júnior

Fabiana Cristina Meneguêle Matheus

Mauricio Marcellini Pereira

José Miguel Correia

Olívio Gomes Vieira

Raphael Rezende Neto

Ex-gestores do Previ:

Marco Geovanne Tobias da Silva

Ricardo José da Costa Flores

Renê Sanda

Ricardo Carvalho Giambroni

Ex-gestores do Petros:

Luis Carlos Fernandes Afonso

Carlos Fernando Costa

Newton Carneiro da Cunha

Manuela Cristina Lemos Marçal

Wilson Santarosa

Paulo Teixeira Brandão

Regina Lúcia Rocha Valle

Ronaldo Tedesco Vilardo

Jorge José Nahas Neto

Diego Hernandes

Nilton Antônio de Almeida Maia

Paulo César Chamadoiro Martin

Ex-gestores do Valia:

Mauricio da Rocha Wanderley

Eustáquio Coelho Lott

Marcella Bacelar Sleiman

Por G1

Tags: fundos de pensãoMPF
Postagem anterior

Toffoli diz que CNJ deve apoiar e dar meios para instalar juiz de garantias

Próxima postagem

Polícias param de divulgar nomes e fotos de presos após lei de abuso de autoridade

Próxima postagem

Polícias param de divulgar nomes e fotos de presos após lei de abuso de autoridade

Propaganda
  • Minha conta
  • Expediente
  • Sobre Nós
  • Anuncie | Gazeta Brasil
  • Termos de uso
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Newslatter

© 2022 Todos os direitos reservadosGazeta Brasil

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Assine Gazeta
  • Últimas
  • Política
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Loja
  • Login
  • Minha conta

© 2022 Todos os direitos reservadosGazeta Brasil

Bem vindo de volta!

Faça login na conta

Senha esquecida? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha o formulário para se registrar

Todos os campos são necessários Conecte-se

Recupere sua senha

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conecte-se
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a navegar neste site, assumiremos que está de acordo com isso.Política de privacidade.