Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta segunda-feira (23), o Corpo de Bombeiros continua combatendo um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
A Prefeitura informou que o incêndio foi provocado pela queda de um balão, por volta das 9h deste domingo (22). Nesta manhã, o parque tinha ao menos três focos de incêndio.
Segundo Walkiria Zanquini, tenente do Corpo de Bombeiros, mais de 1.200 hectares, ou seja, 60% da vegetação, já foi queimada. A tenente explicou que é uma ocorrência complexa e que exige muito trabalho manual, já que os caminhões de água não conseguem entrar em alguns trechos do parque.
Além dos bombeiros, a Defesa Civil e brigadistas voluntários estão no local para combater as chamas, mas o relevo do parque e o vento forte dificultam os trabalhos. O helicóptero Águia da Polícia Militar também também foi acionado para o atendimento.
O Parque Estadual do Juquery possui quase 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. Ele fica entre os municípios de Caieira e Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as cinzas do incêndio no parque estadual foram transportados pelo vento para a capital paulista. Moradores de diversas regiões relataram uma “chuva de fuligem” invadindo casas desde a tarde de domingo.
O major Palumbo, do Corpo de Bombeiros, informou que a corporação recebeu 2.360 chamados para incêndio em vegetação na Região Metropolitana de São Paulo neste final de semana.
Seis baloeiros foram detidos na noite deste domingo (22), em Franco da Rocha, pela Guarda Municipal. Eles foram localizados na estrada Ettore Palma, após denúncia anônima recebida pela corporação.
O grupo foi levado para a delegacia e autuado por crime ambiental. Ainda não há informações sobre a possível relação das prisões com a queda de um balão que teria provocado o incêndio de grandes proporções em no Parque Estadual do Juquery.
O material usado para soltar balões foi apreendido. Os seis suspeitos pagaram a fiança de R$ 3 mil cada e foram liberados por volta das 2h desta segunda (23).