Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um grupo de amigos do jornalista Rubens Valente criou uma campanha para arrecadar fundos para ajudar o repórter a pagar R$ 310 mil em indenização ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O jornalista condenado por citar fatos da vida do ministro no livro Operação Banqueiro, que tem como personagem principal Daniel Dantas, preso em 2008 pela Operação Satiagraha da Polícia Federal.
Gilmar Mendes disse à Justiça que sua biografia foi alvo de uma “maliciosa distorção”. O ministro é retratado em um capítulo de 42 páginas da obra.
Ajude o @RubensValente e a liberdade de expressão.
Ele enfrenta um revés judicial por causa de um livro jornalístico e verdadeiro (https://t.co/u8e6q9a8lB). Meta é o valor da condenação no STF: R$ 310 mil. Pix de chave aleatória – ajudarubens — Eduardo Militão 🇧🇷 (@eduardomilitao) May 7, 2022
ou QR Code pic.twitter.com/L7nivrDNlR
“O meu processo já está sendo imediatamente usado como jurisprudência em diversas ações de indenização sobre danos morais em diferentes partes do país. Os reflexos ainda são incalculáveis. Se o STF decide que um jornalista pode ser condenado nos termos em que fui, então a porteira foi aberta”, disse o jornalista à Agência Pública.
Rubens Valente Soares
Banco Bradesco
Agência: 6550
Conta 269137-0
CPF 528.027.441-00