Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pelo menos 42 voos foram afetados. Destes, 19 foram cancelados e 10, transferidos para outros destinos, como Curitiba, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.
“A equipe técnica restabeleceu o sistema às 08h42 e os consoles de visualização radar voltaram a operar normalmente”, afirma a Aeronáutica.
“De imediato, foi aplicado o plano de contingência, conforme previsto no programa de treinamento dos controladores de tráfego aéreo, a fim de manter a continuidade das operações aéreas com o nível de segurança requerido”, afirmou trecho da nota.
As causas da instabilidade no sistema de controle de tráfego aéreo estão sendo investigadas.
Segundo informou a LATAM, no mínimo 12 voos da empresa foram afetados mais cedo, sendo “seis cancelados e seis alternados para Curitiba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro/Galeão e Santos Dumont”.
A Azul, por sua vez, disse que ao menos 41 voos da companhia foram afetados pela falha no radar que controla o espaço aéreo. Foram 30 voos com atraso de 15 minutos ou mais e 11 cancelados nos três aeroportos.
A Gol teve quatro voos com destino Congonhas afetados de forma mais direta, e a companhia disse que outras operações da empresa nesta quinta-feira “serão impactadas ao longo do dia, gerando alguns atrasos”. No comunicado, foi destacado que todos os clientes estão sendo informados pelas equipes de aeroporto e “recebendo o devido atendimento”.
Embora a operação já tenha sido normalizada, companhias aéreas alertaram que a instabilidade deve provocar impactos durante todo o dia.