Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na terça-feira (02), a Polícia Civil prendeu um homem de 39 anos acusado de ataques racistas e homofóbicos na Biblioteca Mário de Andrade, na República, região central de São Paulo (SP).
A prisão de Wilho da Silva Brito foi confirmada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) no Twitter. “A Polícia Civil prendeu o racista Wilho da Silva Brito, que agrediu os usuários e funcionários da Biblioteca Mário de Andrade”, disse Garcia. “Denunciem todo e qualquer ato de racismo. Racistas não podem ficar impunes”.
Em vídeo que circula nas redes sociais, Wilho discute com funcionários da biblioteca e faz uma série de afirmações racistas e homofóbicas. Ele estava com os livros “Minha Luta”, de Adolf Hitler, e “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
Wilho repete várias vezes que “não gosta de negro”. Uma testemunha, que faz as imagens, fala que ele estava sendo racista, ao que Wilho repete que “não gosta de negro”.
Uma frequentadora da biblioteca intervém e também diz que ele está sendo racista. Ele confirma e diz que é racista. Durante a discussão, Brito também critica a população LGBTQIA+ e faz comentários homofóbicos.
Em depoimento, funcionárias afirmaram que Wilho é frequentador da biblioteca e já causou problemas várias vezes no local.
Segundo elas, ele estava incomodando os outros frequentadores com comentários racistas. As testemunhas afirmam que ele chegou a fazer gestos nazistas e ofensas às pessoas negras.
A Polícia Militar foi acionada, e o homem foi preso em flagrante. Em depoimento, ele repetiu as ofensas contra pessoas negras e homossexuais.
O caso foi registrado como injúria racial e racismo.
ASSISTA:
Inaceitável a tranquilidade com que o racista entra num espaço público, como a Biblioteca Mario de Andrade com materiais nazistas e defere ofensas contra negros com a certeza da impunidade. Não dá mais pra aceitar a naturalização do racismo e do ódio no Brasil. pic.twitter.com/Gcr5HMXlU4
— Ediane Maria (@EdianeMariaMTST) August 2, 2022
https://twitter.com/J_LIVRES/status/1554572075846836225