Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O pastor Silas Malafaia disse nas redes sociais que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, precisa trazer “provas robustas de que não houve fraude eleitoral”.
“O que esses auditores argentinos falaram é verdade ou mentira? O senhor tem que vir com provas robustas, caso isso seja mentira. Isso é algo terrível e grave para a democracia brasileira”, disse o pastor.
O Tribunal Superior Eleitoral já negou que o conteúdo publicado pelo canal La Derecha Diário, controlado por Fernando Cerimedo.
Em nota, TSE disse “não é verdade que os modelos anteriores das urnas eletrônicas não passaram por procedimentos de auditoria e fiscalização”. “Os equipamentos antigos já estão em uso desde 2010 (para as urnas modelo 2009 e 2010) e todos foram utilizadas nas Eleições 2018. Nesse período, esses modelos de urna já foram submetidos a diversas análises e auditorias, tais como a Auditoria Especial do PSDB em 2015 e cinco edições do Teste Público de Segurança (2012, 2016, 2017, 2019 e 2021)”, informou o tribunal.
O TSE ainda diz que os resultados desses testes estão disponíveis no endereço www.justicaeleitoral.jus.br/tps/#resultados e que, no teste realizado no ano passado, máquinas do modelo mais recente, de 2020, ainda não estavam prontas. Por isso, elas foram testadas neste ano por técnicos da USP, da Unicamp e da UFPE, com resultados positivos.
“Nas três avaliações, não foi encontrada nenhuma fragilidade ou mesmo indício de vulnerabilidade. O software em uso nos equipamentos antigos é o mesmo empregado nos equipamentos mais novos (UE2020), cujo sistema foi amplamente aberto para auditoria dentro e fora do TSE desde 2021”, afirma ainda o TSE.